UFPE promove evento para discutir história do futebol

carteira de estudante

Com o objetivo de homenagear os 70 anos do professor aposentado Emanuel Gondim, que ensinou durante 32 anos as disciplinas de Futebol e Futsal na UFPE, o Departamento de Educação Física promove nesta quinta-feira (29) o evento “70 Copas do Mundo na UFPE”. O encontro acontecerá no auditório da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), das 9h às 12h.

Haverá três mesas-redondas relacionadas ao esporte. A primeira, ministrada pelo professor Bruno Lippo, trará um breve histórico do futebol, desde 2.600 a.C. no Japão até os dias de hoje. A mesa “O futebol que só eu vi”, será ministrada pelos professores Gondim e João Ferreira, também aposentado. Eles apresentarão de forma saudosista o futebol que era jogado em Pernambuco, contando a trajetória dos anos 60 aos dias atuais. Na ocasião, serão mostradas fotos e objetos pessoais dos professores que vivenciaram essa época. Ainda haverá a mesa “Comendo a bola”, com o professor Antonio Salgado, que ensina a disciplina Odontologia Esportiva na Universidade de Pernambuco (UPE), falando sobre a respiração bucal e o rendimento em campo.

Para se inscrever gratuitamente é necessário enviar um e-mail para [email protected] com o nome, curso, instituição, e-mail e telefone. As vagas são limitadas de acordo com a capacidade do auditório.

Fonte: Site da Universidade Federal de Pernambuco