Encontro de Arquivos Científicos recebe trabalhos até quinta-feira (30)

carteira de estudante

Até a próxima quinta-feira (30), o 5º Encontro de Arquivos Científicos, promovido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT) e pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), recebe trabalhos de pesquisadores interessados em apresentar seus resultados na ocasião. O evento chega à quinta edição com o tema “Políticas de Aquisição e Preservação de Acervos em Universidades e Instituições de Pesquisa”. O Encontro acontecerá entre os dias 26 e 30 de setembro, na Casa de Rui Barbosa.

Pesquisadores de quaisquer áreas podem inscrever seus trabalhos, de acordo com quatro temas definidos pela organização. São eles: “A formação dos acervos científicos: a aquisição como estratégia de produção e preservação da memória científica”; “Políticas de aquisição e políticas de preservação: o desafio institucional de saber quem, como e por que se define o que deve ser adquirido e preservado”; “Pesquisadores, arquivistas e conservadores: o diálogo em busca de políticas e diretrizes para a preservação do patrimônio científico”; e “Usuários dos arquivos científicos: o papel das instituições de custódia de acervos na mediação entre o direito de acesso e as informações com restrições”.

Um resumo do trabalho, com 200 a 300 palavras, um breve currículo dos autores do projeto, com 150 palavras, e bibliografia básica devem ser enviados para o e-mail [email protected]. A divulgação dos trabalhos selecionados para a edição de 2011 será feita através do site do Encontro no dia 28 de agosto. A página está em fase de conclusão e abrigará a programação completa do evento, com todo o seu conteúdo disponível também em inglês.

“Começamos em 2003 com dois dias. Este ano, teremos uma semana de Encontro. O evento já se consolidou como um grande encontro de arquivos científicos no Brasil e no exterior”, conta Maria Celina Soares de Mello e Silva, arquivista e organizadora do evento no Mast. Em destaque, está a parceria de pesquisa entre Conselho Internacional de Arquivos (ICA), com sede na França, e o Museu, em 2009, originada durante o 5º Encontro de Arquivos Científicos. O “Guia Básico para Preservação de Arquivos de Laboratório”, produzido pelo Mast e apresentado no evento, chamou a atenção do ICA, que desenvolvia um projeto semelhante na época.
 

(MCT)