Associação de Pós-graduandos da UFMT realiza debates e elege nova diretoria

carteira de estudante

Nova gestão da APG-UFMT eleita


Nos dias 22 e 23 de agosto a Associação de Pós-graduandos da Universidade Federal de Mato Grosso (APG-UFMT) realizou a o I Seminário Mato-Grossense dos Pós-Graduandos e o II Seminário de Pós Graduação da UFMT e, em assembleia geral, elegeu a nova diretoria e os novos conselheiros para o Conselho Universitário (CONSUNI) e Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE).

Participaram como debatedores a Presidente da Associação Nacional de Pós-graduanos (ANPG) Luana Bonone, o diretor de politicas de emprego (ANPG) Flávio Silveira, o Prof. Dr. João Carlos Maia – Vice Reitor (UFMT), o Prof. Dr. João Valente (UFMT), a Profa. Dra. Leny Caselli Anzai  – Pró-reitora de Ensino de Pós Graduação (UFMT), a Profa. Dra. Aurea Regina Alves Ignácio – Pró-reitora de pesquisa e pós-graduação (UNEMAT), a Sra. Joíra Martins – Gerente de Relações Internacionais (UFMT), Profa. Dra. Myrian Serra Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PRAE/UFMT), o presidente da APG-UFMT Caiubi Kuhn, o Prof. Dr. Joanis Tilemahos Zervoudakis – Pró-reitor de Pesquisa (UFMT) e o Prof. Dr. Ademir José Conte – Pró-reitor de Pesquisa e Inovação (IFMT). 

            Caiubi Kuhn Presidente reeleito da APG-UFMT, Na mesa sobre função e importância da FAPEMAT juntamente com o Prof. Dr. João Valente e o Dep. Alexandre Cezar

Foram debatidos temas como os rumos da pós-graduação no Brasil, diferenças regionais, financiamento de pesquisa, importância da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) para o desenvolvimento da pesquisa no estado, entre outros termos – como os incentivos à formação de pesquisadores, mercado de trabalho, internacionalização e assistência estudantil para a pós-graduação. 



Debate sobre políticas para pós-graduação: assistência estudantil, internacionalização e mercado de trabalho. Com Luana Bonone, presidente da ANPG, Sra. Joíra Martins – Gerente de Relações Internacionais (UFMT), Profª Dra. Myrian Serra, Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PRAE/UFMT) 


Após os debates realizados nos seminários, deu-se inicio a assembleia geral dos pós-graduandos da UFMT. Foram apresentados os avanços e lutas realizadas pela ultima gestão, a qual obteve importantes vitórias: a conquista dos assentos com CONSUNI e CONSEPE, o edital de assistência estudantil para a pós-graduação e as diversas lutas pela melhoria da educação e pelos direitos básicos dos pós-graduandos como transporte, alimentação e moradia. 
 
Debate sobre o financiamentos para pesquisas: de onde vem e para onde vão? Com Prof. Dr. João Carlos Maia – Vice Reitor (UFMT) e Flávio Silveira Diretor de Politica de emprego (ANPG) 

Debate sobre Política nacional de pesquisa e as diferenças regionais. Com a Profª Dra. Leny Caselli Anzai – Pró-reitora de Ensino de Pós Graduação (UFMT) e a Profª Dra. Aurea Regina Alves Ignácio – Pró-reitora de pesquisa e pós-graduação (UNEMAT)

Por fim, foi eleita para o CONSUNI a Doutoranda ANA CARLA STIEVEN e para o CONSEPE a mestranda ALINE MAIARA MARCELLO. Pela primeira vez, estabeleceu-se uma gestão multicampi da APG-UFMT, sendo criados os cargos de Vice-presidente Cuiabá, Vice-presidente Rondonópolis, Vice-presidente Sinop, Vice-presidente Araguaia. 
 
Gestão 2013/2014:
 
Presidente: CAIUBI EMANUEL SOUZA KUHN
Vice-Presidente: ANA CARLA STIEVEN
Vice-Presidente Cuiabá: JESSIKA BARBOSA BELÉM 
Vice-Presidente Sinop: RONI STERN BOENO 
Vice-Presidente Rondonópolis: LIVIA FERREIRA DIAS 
Vice-Presidente Araguaia: DEBORAH GIOVANNA CANTARINI
Secretario: FERNANDO PIVETTA
1ª Secretaria: HELEN SANTANA MANGUEIRA DE SOUZA
Tesoureiro(a): SOILA CANAM
Diretor de Comunicação: ARTHUR OLIVEIRA NONATO 
Diretor de Políticas Institucionais e Movimentos: DIEGO VINICIUS DO NASCIMENTO
Diretor de Ciência e Tecnologia e Relações Internacionais: MARIA ZUILA CYSNEIROS DE MIRANDA
Diretor de Arte, Cultura, Promoções e Eventos: RAFAEL SOUZA PESSOA
Diretor de Planejamento: MARCIA REGINA MATHIAS DOS GUIMARÃES BRITO
Diretor de Assistência Estudantil: RENAN SIQUEIRA
Suplente: FABIANA RODRIGUES OLIVEIRA QUEIROZ