Capes lança Programa Pró-Amazônia: Biodiversidade e Sustentabilidade

carteira de estudante
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou na quarta-feira (26), em parceria com as fundações de amparo à pesquisa dos estados da região Amazônica, o programa Pró-Amazônia: Biodiversidade e Sustentabilidade. 
 
O evento acontece em Manaus, na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), durante reunião do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação da região Norte (Foprop/Norte).
 
Por meio do programa será realizada seleção de projetos de implantação de redes de cooperação acadêmica no país voltadas para pesquisas entre instituições de ensino superior (IES) e demais instituições que se enquadram nos termos do edital a ser lançado e que estejam em consonância com as demandas do País quanto ao fortalecimento das ações de biodiversidade, meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento.
 
Entre as temáticas a serem apoiadas estão agroecologia, fármacos, sustentabilidade em núcleos urbanos, biotecnologia.
 
Benefícios 
 
No âmbito do programa, os projetos aprovados serão contemplados com as seguintes modalidades de bolsas: iniciação científica, doutorado, pós-doutorado e professor visitante nacional, além de recursos de custeio para a execução dos projetos.
 
Estão previstas missões de docentes e discentes entre as IES da região amazônica e a participação dos professores visitantes nacionais oriundos de instituições de outras regiões brasileiras em universidades da região.
 
Fonte: Ascom da Capes