Greve geral da Pós: veja a programação.

A ANPG constrói junto a outras entidades da comunidade científica e educacional Greve Geral da pós graduação dia 2 de outubro.

O dia visa dar visibilidade à importância da ciência para o desenvolvimento e para alternativas à crise econômica que assola o país.

Neste dia realizaremos aulas públicas, exposição de nossas pesquisas e atividades que dêem visibilidade à causa da ciência. Ocorrerá ainda a Marcha pela ciência ao congresso Nacional, onde nos somaremos à SBPC.

Dia 3 de outubro nos somaremos nas passeatas às entidades do movimento educacional.

O objetivo é sensibilizar os parlamentares, a sociedade e autoridades do executivo para alterarem a proposta de Orçamento para 2020 (PLOA 2020), que traz cortes drásticos para a CT&I e agências de fomento como CAPES, CNPq e FINEP.

PROPOSTA DE PAUTA ORÇAMENTÁRIA A SER LEVADA À CMO E AOS PARLAMENTARES PELAS ENTIDADES
– Reivindicar recursos para investimento no MCTIC, para o orçamento de 2020, no mínimo igual ao de 2017, para manter atividades básicas;

– Reivindicar a extinção da Reserva de Contingência do FNDCT, que se configura em desvio de finalidade

– Reivindicar que o orçamento da Capes e CNPq retornem ao valor aprovado pelo Congresso para 2018, de maneira a recompor integralmente as bolsas contingenciadas.

– Destinação no Orçamento 2020 dos recursos de custeio e investimento para as universidades federais e os IFES no nível do aprovado pelo Congresso para 2019.

PAUTA LEGISLATIVA
-Aprovação do projeto que destina 25% do Fundo Social do Pré Sal para C&T;

-Mudanças no FNDCT, transformando-o em fundo financeiro;

-Aprovação da PEC 24, que exclui na Emenda 95 (teto de gastos), as receitas próprias das Instituições Federais de Ensino.

AÇÃO JUNTO AO GOVERNO E AO PARLAMENTO
– Não extinção do CNPq e Finep, como tem sido aventado em setores governamentais

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

DIA 1/10
✔ 17h – reunião das entidades coordenadoras da Iniciativa com o senador Marcelo Castro, presidente da CMO, no Gabinete do Senador. Entrega do documento sobre o Orçamento para CT&I.

DIA 2/10
✔ 8h30 às 10h – recepção das Sociedades científicas e participantes da Marcha para a Ciência no plenário 13 da Câmara. Organização dos grupos que farão as visitas aos gabinetes dos parlamentares, em especial os da CMO e lideranças partidárias;
✔ 10 h – 15h30 Visitas e conversas com parlamentares. Entrega do documento sobre o Orçamento para CT&I.
✔ 16h – em frente à rampa do anexo 2 da Câmara, ato político da Marcha para a Ciência.

DIA 03/10

✔Passeatas por todo o país em defesa da educação e da ciência e tecnologia.