Campanha de Bolsas 2013: Pós-Graduandos protagonizam manifestações em todo Brasil

carteira de estudante

Durante toda  semana diversas atividades da Campanha de Bolsas 2013 agitaram as universidades brasileiras.  De norte a sul, a paralisação nacional pelo reajuste das bolsas de pesquisa chamou a atenção pela irreverência e animação em torno dessa pauta tão importante para os pesquisadores brasileiros e para desenvolvimento da pesquisa nacional: o reajuste já! 

De churrasco à reuniões com reitores, a movimentação nas universidades demonstrou o crescimento do número de pós-graduandos engajados na luta pela valorização da pesquisa no país.
 
A Paralisação Nacional dos Pós-Graduandos aconteceu na mesma semana da Jornada de Lutas, onde o movimento estudantil, social e cultural unificado saem às ruas para reivindicar as principais demandas da juventude brasileira. A ANPG faz parte dessa luta, representando o conjunto dos pós-graduandos.
 
Confira como foram as mobilizações pelo país:
 
 
Universidade Federal da Grande Dourados
 
Alunos dos cursos de pós-graduação da Universidade Federal da Grande Dourados e membros da comissão Pró-APG se reuniram em manifesto em frente ao Restaurante Universitário (RU), no Campus II da instituição. Cerca de 50 manifestantes percorreram a universidade, passando pelas faculdades apresentando a luta dos pós-graduandos. 
 
 
 
Universidade Federal de Ouro Preto
 
A APG-UFOP organizou um ato no restaurante universitário. Uma grande faixa com os dizeres: “REAJUSTE JÁ: Pela valorização das bolsas de pesquisa!” tomou conta da entrada do RU, local de bastante movimento na universidade. Membros da APG acompanhados do diretor de comunicação da ANPG, Roberto Nunes, reuniram-se com o reitor da universidade, Marcone Jamilson Freitas Souza, que não só apoiou as reivindicações dos pós-graduandos, como vestiu a camisa do movimento. Veja todas as fotos aqui
 
   
 
 
Universidade Federal de Minas Gerais
 
Na UFMG, a concentração aconteceu na Praça de Serviços do campus Pampulha. De lá, cerca de 50 pessoas, munidas com apitos e cartazes da campanha nacional, deram início à paralisação. Os manifestantes seguiram em caminhada, fechando o trânsito da Avenida Reitor Mendes Pimentel, dentro da instituição. 
 
 
Universidade Federal de Viçosa
 
O ato realizado pela Associação de Pós-Graduandos da universidade reuniu cerca de 70 pessoas, no Edifício Arthur Bernardes, conhecido como Bernardão, no campus da UFV. Uma carta que trata da luta pelo reajuste foi enviada para as secretarias de todos os programas de pós-graduação da UFV e entregue aos participantes do ato. Leia a carta aqui
Clique aqui e veja a cobertura completa
 
 
 
 
Universidade Federal de Juiz de Fora
 
Coleta de assinaturas para o abaixo assinado da ANPG.
 
 
Universidade Federal de Lavras
 
Coleta de assinaturas para o abaixo assinado da ANPG.
 
 
Fundação Oswaldo Cruz
 
Em frente ao Castelo da Fiocruz, os pós-graduandos manifestaram pelo reajuste das bolsas. Com cartazes, os estudantes também permaneceram na portaria apresentando as pautas levantadas pelos pesquisadores brasileiros.  A moção foi apresenta e lida por David Soeiro, diretor de lato sensu da ANPG, na reunião com a coordenadora de pós-graduação, Cristina Guilam, o presidente da FIOCRUZ, Paulo Gadelha e a vice-presidente de EIC, Nílsia Trindade.
Fotos do ato, clique aqui
 
 
 
 
Universidade Federal de Pernambuco
 
 
Os pós-graduandos reuniram-se em frente ao restaurante universitário da UFPE pelo reajuste das bolsas e valorização da pesquisa. O material da campanha contendo o manifesto nacional foi partilhado com a comunidade universitária que chegava para almoçar no Restaurante Universitário. No mesmo dia, estudantes da graduação da organizaram uma feijoada (R$ 1,00) pautando a descentralização do Restaurante Universitário e redução nos valores das refeições. Dessa forma, os estudantes da graduação e pós-graduação se reuniram e deram inicio a um ato conjunto, com oficina de cartazes e feijoada para o almoço.  No Centro de Ciências Biológicas (CCB), a APG organizou o debate “Por uma política permanente de valorização da pesquisa e reajuste das bolsas”. Os cartazes da oficina foram expostos em todo o auditório e nos corredores do centro. Contou com a presença do diretor cientifico da FACEPE, a tesoureira da ANPG, Tamara Naiz e a diretora de pós-graduação da PROPESQ UFPE.  Através da articulação da APG/UFPE, três moções de apoio foram aprovadas FACEPE, ADUFEPE e PROPESQ. O reitor da UFPE publicará nota pela valorização da pesquisa e dos pós-graduandos na segunda-feira.
 
Veja o registro fotográfico completo aqui
 
 
 
 
Universidade Federal de Santa Catarina
 
O Conselho Universitário da UFSC aprovou uma moção em apoio à campanha pelo reajuste das bolsas de pesquisa conduzida pela ANPG e APGs de todo o país. A Vice-reitora e os pro-reitores de Pesquisa e de Pós-Graduação se reuniram com um grupo de cerca de 10 pós-graduandos da universidade para aprofundar o debate e também assinaram o manifesto lançado pela ANPG em defesa dos recursos do petróleo para Educação e Ciência e Tecnologia. 
Luana Bonone, presidenta da ANPG, participou da atividade. 
 
 
 
 
Universidade Federal de São Paulo 
 
Durante toda a semana, a APG UNIFESP mobilizou os pós-graduandos em torno das pautas do movimento. O email dos diretores da CAPES foram divulgados a fim de cobrar o cumprimento do acordo estabelecido com os pós-graduandos. Membros da APG gravaram vídeos e divulgaram na página da entidade. Veja aqui
 
 
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
 
Com uma manifestação tipicamente gaúcha, os pós-graduandos da UFRGS, fizeram um churrasco em frente a reitoria da universidade. Faixas e cartazes foram colados na entrada do prédio. O reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Neto, o vice-reitor, Rui Oppermann e o chefe de gabinete, João Roberto Braga de Mello, receberam carta da APG-UFRGS solicitando apoio na luta pelo reajuste das bolsas e pela valorização da pesquisa e dos pesquisadores.
 
Veja mais fotos
 
 
 
 
Universidade Federal Fluminense 
 
Os pós-graduandos do Instituto de Física da UFF reuniram-se com a APG da universidade em um bate-papo sobre as demandas dos pesquisadores brasileiros. Reuniões em outros programas da universidade serão agendadas.
 
 
 Universidade Estadual do Rio de Janeiro 
 
O diretor de comunicação, Roberto Nunes, esteve reunido com pós-graduandos da universidade. As pautas da Campanha de Bolsas foram apresentadas aos presentes.  Na ocasião, foi discutido a montagem da APG ainda neste primeiro semestre.
 
 
Da redação, com informações das APGs