Estudantes bem avaliados no Enade ganharão bolsa de pós

carteira de estudante

Após exame, estudantes terão um ano para ingressar em mestrado ou doutorado

 

Os estudantes que obtiveram em 2007 e 2008 as melhores notas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) poderão conseguir bolsas de estudos em cursos de pós-graduação stricto sensu – mestrados e doutorados. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (27/4).

 

A iniciativa possibilita ao aluno se beneficiar do resultado do exame. Como o desempenho no Enade não consta no histórico escolar, muitos universitários entregavam a prova em branco.

 

O Enade (antigo provão) é usado no sistema de avaliação de qualidade das instituições de ensino superior do Ministério da Educação.

 

Os estudantes têm o prazo de um ano para ingressar em programas de pós reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O aluno deve participar de processo seletivo nas instituições de educação superior e, se aprovado, apresentar cópia do boletim de desempenho, emitido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Também deve respeitar os critérios da Capes, como o não-acúmulo de bolsas.

 

A decisão abrange também estudantes já matriculados. As bolsas têm duração máxima de 24 meses para o mestrado e de 48 meses para o de doutorado. Este ano o Enade vai avaliar 450 mil estudantes. O exame ocorre no dia 7 de novembro.

 

Fonte: O Estado de SP, 28/4