Festa na Unicamp

carteira de estudante

No dia 17 deste mês a Associação dos Pós-Graduandos em Engenharia Elétrica da Unicamp (APOGEEU) realizou uma festa para comemorar os três anos sem reajuste das bolsas de mestrado e doutorado.

Saiba mais sobre a Campanha de Bolsas da ANPG

Veja abaixo os detalhes dessa manifestação na matéria publicada no blog da APG. 

17,63%

Esse foi o aumento, segundo o IPCA, do preço do café em pó na cidade de São Paulo nos últimos 12 meses. Enquanto o combustível da pesquisa mundial teve um aumento de quase 20% no último ano, as bolsas de pós-graduação continuam com o mesmo valor desde junho de 2008. Isso porque até 2008 a bolsa já tinha ficado outros dois anos sem reajuste. Como cereja desse bolo colocamos o fato de que a própria CAPES apontava que, em 2005, as bolsas já eram muito baixas e que deveriam ter seus valores reais reajustados em 50% até 2010. Traduzindo, para ser considerada adequada pelo governo a bolsa de doutorado atual deveria ser de R$2550,00, valor similar ao da FAPESP.

Como esses valores de bolsas de mestrado e doutorado já estão conosco há tanto tempo, não poderíamos deixar seu aniversário passar em branco! Em 17 de junho deste ano a APOGEEU realizou uma festa para "comemorar" os 3 (isso mesmo, TRÊS) anos sem reajuste. Com direito a vela, bolo, refrigerante e salgadinhos, diversos alunos da pós em Engenharia Elétrica da Unicamp festejaram a data, para mostrar sua indignação com relação ao desrespeito que as agências federais tem manifestado com a pós-graduação no país. Confiram aqui as fotos e os vídeos da festa.

Aproveitamos para convidar todos os pós-graduandos a participarem das mobilizações que vão ser realizadas em agosto pelo Pró-Pós (o movimento de pós-graduandos da Unicamp). Confiram o calendário:

  • 09/08 (12h): Ato em frente ao bandejão para inaugurar o contador de dias sem reajuste das bolsas CAPES e CNPq.
  • 10/08 (12h): Ato junto das unidades de ciências biológicas
  • 17/08 (12h): Ato junto das unidades de ciências humanas
  • 24/08 (12h): Ato junto das unidades de ciências exatas, da terra e tecnológicas
  • 31/08 (12h): Mega-show beneficente em frente ao bandejão! Traga suas moedinhas para doarmos em prol da ciência, da tecnologia e do ensino superior brasileiros (suas moedinhas serão devidamente entregues em Brasília pelo Pró-Pós).

Para mais informações e para ajudar na mobilização, nos envie um e-mail através do endereço [email protected].

Relembrar é viver

Esse "respeito" pela pós-graduação por parte dos órgãos que deveriam zelar por ela não é de agora. No final de 2007, com pompa e direito a discurso do então presidente Lula, foi anunciado um reajuste de 20% nos valores das bolsas de mestrado e doutorado, que seria aplicado a partir de março de 2008. No entanto, em 8 de abril de 2008, ou seja, já depois do momento em que as bolsas deveriam ter sido aumentadas, após atrasarem o pagamento das bolsas CAPES e CNPq anunciaram que o reajuste não seria realizado naquele mês e que não saberiam quando os novos valores poderiam ser aplicados. O reajuste só veio em junho daquele ano.

Para saber mais sobre os problemas de 2008, leia:

 

Da Redação com APOGEEU.