1ª Reunião de diretoria da ANPG define ações da gestão para o próximo período

carteira de estudante

No dia seguinte após a posse da nova diretoria da ANPG, durante a 64ª Reunião Anual da SBPC, teve início a reunião de diretoria plena da entidade.

Os mais de 20 diretores presentes debateram as ações da ANPG para o próximo período de forma detalhada e sistemática. Cada diretor pode apresentar o planejamento de sua pasta e colher contribuições dos demais acerca das iniciativas propostas.

 

 

De acordo com a Secretária-Geral da ANPG, Jouhanna Menegaz, um dos pontos mais importantes foi a definição de uma política de valorização da pesquisa e do pesquisador para o desenvolvimento nacional traduzida na proposição de um projeto de lei que será reformulado com base no PL dos pós-graduandos com vistas a garantir reajustes e direitos aos estudantes. A minuta desse projeto de lei será apresentada durante a Caravana a Brasília, nos próximos dias 28,29 e 30 de agosto. “Ele será a principal pauta de articulação e luta da ANPG no próximo período”,  pontuou Jouhanna.

“A contribuição do conjunto dos diretores, de forma extremamente qualificada, certamente vai nos garantir a unidade necessária para a construção das pautas centrais da ANPG, como a politica permanente de valorização das bolsas, a batalha pelo orçamento para educação, ciência, tecnologia e inovação, além do debate do papel da ciência no desenvolvimento e na conquista da soberania do país. A gestão aponta, ainda, uma preocupação grande com o crescimento e consolidação do movimento nacional de pós-graduandos em cada universidade do Brasil e já começaremos com uma atividade de muita pressão e mobilização, que será a Caravana a Brasília, para a qual cada pós-graduando e pós-graduanda já estão convocados”, disse a presidenta da ANPG, Luana Bonone.

Veja abaixo o calendário de atividades e leia a Nota de Solidariedade ao Núcleo de Consciência Negra da USP,aprovada na reunião.

AGENDA

Caravana a Brasília

A ANPG prepara para os dias 28, 29 e 30 de agosto uma grande Caravana com cerca de 200 pós-graduandos de todo o país até a cidade de Brasília para pressionar o governo federal pelo reajuste imediato de 40% no valor das bolsas de pesquisa. O movimento nacional de pós-graduandos reivindica que as bolsas de mestrado alcancem o valor de R$ 1.680,00 e as de doutorado R$ 2.520,00 ainda em 2012.

 

Ciclo de debates “A ciência não está de braços cruzados. E você”

A ANPG vai percorrer as 5 regiões do Brasil debatendo o PNPG 2010-2020. As universidades que receberão os debates já estão se preparando. Sempre contando com a presença de especialistas nos temas, as atividades pretendem dar vazão às opiniões de Norte a Sul do país.

Julho: UFMA e UFC

Agosto: UFPA

Setembro: UnB

Outubro: UFRJ e UFRGS

 

3º Salão Nacional de Divulgação Científica

De 15 a 19 de outubro, a 3ª edição do salão debaterá Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Soberania Nacional.

 

As demais agendas das diretorias provenientes dos planejamentos das pastas serão divulgadas oportunamente.

 

Da Redação.