I Encontro Internacional do PEC-G e PEC-PG no Brasil

carteira de estudante
De 27 a 29 de novembro, participantes dos Programas de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e de Pós-Graduação (PEC-PG) realizarão o seu I Encontro Internacional na cidade do Recife, no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 
 
O PEC-G e o PEC-PG oferecem oportunidades de formação inicial no ensino superior,de qualificação de professores, pesquisadores, profissionais e graduados de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos culturais e educacionais. 
 
Os estudantes dos convênios estabelecidos com a UFPE, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro (NEAB), o Laboratório de Estudos da Cultura Contemporânea (LEC) e a Associação de Pós-Graduandos (APG) da instituição, vão realizar o evento no Centro de Educação da UFPE.

Com o tema “Realidades dos estudantes do PEC-G e PEC-PG no Brasil: debates, reflexões e ajustes”, o encontro tem a finalidade de reunir gestores, estudantes, professores e pesquisadores para rediscutir as diretrizes dos programas no processo da internacionalização das Instituições de Ensino Superior.
 
Questões diplomáticas, experiências em trabalhar no Brasil com bolsas de estudo e possibilidades de cooperações Brasil-África e SUL-SUL farão parte das discussões temáticasdas mesas. O encontro contará ainda com exposições de trabalhos na modalidade oral, formação de grupos de debates e apresentações culturais. Dia 31 de outubro é o prazo limite para submissão de trabalhos.
 
Como produto final do encontro, será entregue aos convidados o documento construído a partir das diversas experiências espalhadas no país, com o intuito de garantir maior participação dos estudantes no acompanhamento do PEC-G e PEG-PG. Neste sentido, a comissão organizadora considera que o encontro se constitui num espaço importante para compartilhar estratégias de acolhimento e potencialidades sentidas entre grupos, países e continentes.
 
Para o evento estão sendo convidados os embaixadores de Guiné-Bissau, Cabo-Verde, Congo, Colômbia e Angola, como também representantes do Ministério da Educação, Itamaraty, Departamento de Estrangeiros, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, União Nacional dos Estudantes e Associação Nacional de Pós-Graduandos, entre outros.Pró-reitores e o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, estarão presentes no evento.
 
Mais informações: