Brasileiros pelo impeachment já de Jair Bolsonaro!

A Associação Nacional de Pós-Graduandos vem ratificar sua convocação a todos estudantes de pós-graduação, às associações de pós-graduandos e toda a rede do movimento nacional de pós-graduandos, assim como de toda a comunidade acadêmica e científica, a se integrarem às manifestações nacionais do dia 02 de outubro pelo impeachment de Jair Bolsonaro.
Na primeira semana de setembro, o país viveu dias de aflição com o a escalada autoritária e golpista do Presidente da República, que, apesar de seu insucesso e fictício recuo, mantém em curso seu projeto, atacando a democracia, as conquistas sociais e a vida do povo brasileiro.
Somos diariamente bombardeados por notícias que denunciam o aprofundamento da crise econômica e social: fome, desemprego, inflação, queda na renda dos brasileiros e das brasileiras. No campo sanitário, o governo insiste em lutar contra a vacinação e fechar os olhos para as milhares de mortes causadas pela pandemia.
Na área da educação e da ciência, eles seguem no negacionismo, desmontando todo o parque educacional, científico e tecnológico, seja pela via de perseguições ideológicas ou estrangulamento orçamentário. Estamos submetidos a um dos menores orçamentos das duas primeiras décadas desse século, asfixiando agências, como a CAPES e o CNPq, as universidades públicas e todas as instituições que trabalham com ciência no país.
Além disso, a (o) cientista brasileira (o) segue a sina de desvalorização, com um cenário da maior parcela das (os) pós-graduandas (os) sem bolsas, estas com mais de 8 anos sem reajuste, com agravante de que muitos desses pesquisadores se veem obrigados a mudar para outros países ou entrar para o mercado informal de trabalho para conseguir sobreviver. Isso tudo sem contar com a perseguição política e cerceamento de suas liberdades apenas por produzir ciência.
Diante disso tudo, não há como não respondermos ao chamado histórico de defendermos o país e a vida do povo brasileiro. Por isso, convocamos toda a sociedade a caminhar juntos, respeitando as normas sanitárias, mas ocupando as ruas e exigindo que o Congresso Nacional faça sua parte e dê início ao impedimento da Presidência da República por todos os seus crimes de responsabilidade.
Dia 02 de outubro estaremos nas ruas em defesa da ciência, da educação, mas, sobretudo, em defesa da democracia e da vida do nosso povo.

Associação Nacional de Pós-Graduandos