Campanha de Bolsas: ANPG se movimenta em Brasília

carteira de estudante

Na última semana a ANPG fez uma nova ação da Campanha pelo reajuste Já das bolsas de mestrado e doutorado, desta vez em Brasília. A nova movimentação da entidade consistiu em apresentar a pauta em comissões da Câmara Federal que debatiam o Orçamento da União para 2012. O resultado foi o compromisso de organização de uma audiência pública com a participação da Capes e do CNPq que será puxada por deputados que compõem as comissões que tratam de Educação e de Ciência e Tecnologia na Casa. Na pauta, uma política permanente de reajuste do benefício.

Emendas ao orçamento

A ANPG apresentou propostas de emenda em 40% do orçamento previsto para os programas de bolsas de pós-graduação no país da Capes e do CNPq em 2012. Como o valor máximo que pode ser emendado pelas comissões da Câmara não seriam suficientes para cumprir tal demanda, as deputadas Alice Portugal (BA), Fátima Bezerra (RN) e Luciana Santos (PE) se comprometeram a intervir junto ao MEC e o MCTI, além de proporem a realização de uma audiência pública no início do próximo ano para pautar uma política permanente de reajuste das bolsas de pesquisa junto à Capes e ao CNPq.

A´deputada Fátima Bezerra (RN), que preside a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, apoia a demanda de reajuste das bolsas e se comprometeu a ajudar na interlocução com o MEC.  A Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara também foi acionada, por meio da deputada Luciana Santos (PE). Ao seu lado, o ex-reitor e deputado Newton Lima (SP) também apoia a bandeira. 

Apoios importantes

Os deputados Newton Lima (SP), Luiza Erundina, Paulo Rubem Santiago (PE) e Stepan Nercessian (RJ) também se demonstraram solidários à causa e se colocaram à disposição dos pós-graduandos.
No clima da campanha de bolsas 2011, o deputado Stepan Nercessian expressou sua crítica à defasagem das bolsas de forma bem humorada: “se os mestrandos e doutorandos continuarem sem reajuste, o bolsa família vai alcançá-los”.

Já o deputado Paulo Rubem Santiago fez uma defesa efusiva da importância do reajuste das bolsas de pós-graduação, assim como a deputada Alice Portugal, conforme pode ser conferido no vídeo a seguir:

Andifes entra na campanha

As propostas de emenda ao orçamento 2012 feitas pela ANPG foram enviadas também à Capes e ao CNPq como forma de reforçar a bandeira. O presidente da Andifes, reitor João Luiz Martins (UFOP), comprometeu-se a apoiar a luta dos estudantes durante a próxima reunião do Conselho Superior da Capes (CS), prevista para ocorrer em 8 de dezembro. Além do reitor João Luiz Martins, a própria presidente da ANPG, Elisangela Lizardo, compõe o CS da Capes, de forma que a pauta será apresentada neste espaço na próxima semana.

Da redação