Acompanhamento da primeira metade do PNPG indica cumprimento de metas

carteira de estudante

woman-sitting-at-table-and-using-laptop-with-tea-cup-in-background
Crédito: Visualhunt

No dia 28 de novembro , em reunião do Conselho Superior que aconteceu na sede da CAPES, foi apresentado o 3º Relatório de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG) 2011-2020, elaborado pela Comissão Especial de Acompanhamento do Plano. “Este relatório é interessante, pois abrange a primeira metade do processo do PNPG (2011 a 2016). Os resultados, do ponto de vista de acompanhamento dos indicadores, são muito bons. As metas relativas à pós-graduação, em especial com relação a bolsas, número de matriculados e de titulados de mestrado e doutorado, estão dentro do previsto, mas, ao mesmo tempo, a Comissão manifesta enorme preocupação com relação aos impactos futuros decorrentes da redução dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação no país”, disse o coordenador da Comissão, Jorge Audy.
O relatório apresentado é composto, entre outras partes, por projeções até 2020 e novas recomendações. Jorge Audy ressalta que um aspecto importante definido no Conselho Superior e já aprovado pela presidência da CAPES é o aprofundamento dos estudos com relação a um dos itens do relatório do PNPG: a Avaliação. “Nesse sentido, faremos um trabalho imediato de coletar contribuições na forma de reflexões e propostas para o sistema de avaliação da pós-graduação brasileira.”
Comissão
A comissão Especial de Acompanhamento do PNPG 2011-2020 e Agenda Nacional de Pesquisa é uma comissão independente, instituída pela portaria n° 106, de 17 de julho de 2012, com o objetivo de acompanhar e monitorar a implantação do PNPG 2011 – 2020, além de coordenar a elaboração da Agenda Nacional de Pesquisa. A ANPG faz parte da Comissão desde sua criação e desenvolve um papel fundamental na defesa das pós-graduandas e pós-graduandos.
 
Acesse a página do PNPG 2011-2020.
 
FONTE: Natália Morato – CCS/CAPES