Eleições da SBPC: pós-graduando participe!

carteira de estudante

Ocorrem até o dia 01 de junho (amanhã) as eleições para a nova Diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para o biênio 2011-2013, além da renovação de parte do Conselho para o quadriênio 2011-2015 e dos novos membros das Secretarias Regionais e Seccionais para o biênio 2011-2013.

Helena Nader e Luiz Pinguelli Rosa, candidatos à presidência da SBPC.

Todo o processo é feito através do sítio da SBPC e os sócios ativos já podem conferir os nomes dos candidatos para a Diretoria e Conselho e Secretarias Regionais.

Para os que ainda não são sócios, a votação não é permitida, mas a ANPG convida a todos para que se associem, dada a relevância dessa entidade no cenário político e científico do país. Importante ressaltar que o Movimento de Pós-Graduandos nasceu dentro das Reuniões Anuais da SBPC e atualmente os pós-graduandos tem presença destacada nessa atividade, inclusive tendo a ANPG realizado o último Salão Nacional de Divulgação Científica como parte integrante da programação oficial da 62ª Reunião Anual, além do já tradicional Encontro de Jovens Cientistas, reunindo estudantes desde o Ensino Médio até a pós-graduação.

Nesse momento de intenso debate político a ANPG entrevistou os dois candidatos à presidência da entidade, Helena Bonciani Nader e Luiz Pinguelli Rosa.

Leia também: Entrevista com a candidato à presidência da SBPC, Helena Nader

Leia também: Entrevista com o candidato à presidência da SBPC, Luiz Pinguelli Rosa

Novos sócios

Durante o período de inscrição da 63ª Reunião Anual da SBPC, os novos sócios serão agraciados com um desconto especial. Associando-se neste período, além de pagar menos pela inscrição no evento, os novos sócios terão direito a assinaturas gratuitas da revista Ciência e Cultura (periodicidade trimestral) e do Jornal da Ciência (periodicidade quinzenal). Poderá ainda optar por receber o JC – E-mail (periodicidade diária). Mais informações aqui.

Veja alguns dos benefícios para os associados:

– Publicações que recebem gratuitamente: Ciência & Cultura (trimestral), Jornal da Ciência (quinzenal) e Jornal da Ciência Online (diário);

– Descontos em assinaturas: Ciência Hoje, Ciência Hoje das Crianças e Ciência Hoje na Escola;

– Descontos em eventos: Reuniões Anuais e Regionais da SBPC.

História

Em oito de julho de 1948 um grupo de cientistas e de amigos da ciência decidiu fundar, no Brasil, uma Sociedade para o Progresso da Ciência nos moldes das que já existem em outros países. A Ata de Fundação já contava com 265 sócios e desde então o número tem crescido ininterruptamente.

Fazem parte da SBPC cientistas, técnicos, profissionais, amigos da ciência, estudantes, pessoas dos mais diversos interesses, mas que acreditam na importância da ciência, residentes nas grandes cidades ou em centros menores.

A SBPC, como suas congêneres, a americana, a argentina, a britânica e a francesa, não é uma agremiação de técnicos e cientistas. Nenhuma qualificação técnica é exigida para a admissão como sócio, mas tão somente o desejo de contribuir de algum modo para o Progresso da Ciência no País.

A direção da Sociedade, formada pela Diretoria e pelo Conselho, embora não precise estar obrigatoriamente em mãos de cientistas, no momento conta com grande maioria de cientistas brasileiros em plena atividade, distribuídos por vários Estados da Federação.

A SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos nem cor político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.

Sediada em São Paulo, está presente nos demais estados brasileiros por meio de Secretarias Regionais. Possui cerca de 90 sociedades científicas associadas e mais de 2 mil sócios ativos, entre pesquisadores, docentes, estudantes e amigos da ciência.

A SBPC participa ativamente de debates sobre questões que determinam os rumos das políticas de C&T e da educação no Brasil. Possui representantes oficiais em mais de 30 conselhos e comissões do governo federal, a exemplo do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e da Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio); e periodicamente institui grupos de trabalhos – compostos por cientistas renomados em suas especialidades – com o objetivo de estudar e apresentar propostas para um problema específico.


Anualmente, a SBPC realiza diversos eventos, de caráter nacional e regional, com o objetivo de debater políticas públicas de C&T e difundir os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento. Por meio das Secretarias Regionais, são realizadas ainda outras atividades de difusão científica. A entidade também contribui para o debate permanente das questões relacionadas à área por meio de diversas publicações.

 

Da Redação com informações da SBPC.