Vem aí o 4º Salão Nacional de Divulgação Científica!

carteira de estudante

Cartaz Novo

Vem aí o 4º Salão Nacional de Divulgação Científica, um dos maiores eventos da Associação Nacional de Pós-Graduandos, que será realizado entre os dias 12 e 17 de julho, na Universidade Federal de São Carlos, interior de São Paulo. O evento será realizado durante a 67ª Reunião Anual da SBPC.

Com o tema “Desafios e perspectivas para o Financiamento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, o 4º Salão tem como objetivo principal a promoção da divulgação científica, da cultura nacional e a integração entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral. Além disso, as atividades que serão realizadas durante o evento buscam aproximar a produção de conhecimento acadêmico da realidade social brasileira.

O tema central do 4º Salão traz luz a um debate que tem sido fortemente levantado pela atual gestão da ANPG: a defesa de Mais verbas para Ciência e Tecnologia. Isso se traduz pelas bandeiras concretas na luta por investimento de 2% do PIB brasileiro em C,T&I; destinação dos royalties do minério para C,T&I no novo Código Mineral; Lei federal que recomponha os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FNDCT); aporte de recursos a cada novo projeto e programa, para que as ações correntes não sejam prejudicadas, dentre outros.

Dentre as atividades previstas, estão:

– Conferências temáticas com profissionais relacionados ao tema;
– Debates sobre financiamento e tecnologia como instrumento para o desenvolvimento social;
– Mostra Científica do 4º Salão;
– Oficinas de formação sobre temas do cotidiano da formação científica dos pós-graduandos;
– Programação cultural: apresentações, intervenções artísticas e oficinas com artistas locais e regionais.

Confira o edital da Mostra de Ciência e Tecnologia do IV Salão Nacional de Divulgação Científica da ANPG

Inscreva-se para o 4º Salão Nacional de Divulgação Científica!

Acompanhe o site da ANPG e as redes sociais da entidade. Em breve, publicaremos mais informações!

Saiba como foram as edições anteriores do Salão Nacional de Divulgação Científica:

1o salão1º Salão Nacional de Divulgação Científica
O 1º Salão Nacional de Divulgação Científica, organizado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2009, foi uma iniciativa das entidades estudantis nacionais: Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) em conjunto com a Comissão Executiva Nacional do Programa de Educação Tutorial (CENAPET), e teve como temática a “Popularização da Ciência no Brasil”. Aconteceu entre os dias 21 e 23 de outubro de 2009 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – São Paulo, SP.

2o salao2º Salão Nacional de Divulgação Científica
O 2º Salão Nacional de Divulgação Científica, organizado durante a 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foi uma iniciativa das entidades estudantis nacionais: ANPG, UNE e UBES, em conjunto com a CENAPET e com a Organização Continental Latino-Americana e Caribenha dos Estudantes (OCLAE). Teve como temática “Integração Científica e Tecnológica da América Latina” e foi realizada  de 25 a 30 de julho de 2010 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Natal, RN.

3o salao3º Salão Nacional de Divulgação Científica
O 3º Salão Nacional de Divulgação Científica, organizado durante a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foi uma iniciativa das entidades estudantis nacionais: ANPG, UNE e UBES em conjunto com a Universidade Federal de Pernambuco. Teve como temática a: “Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Soberania Nacional” e foi realizado entre 22 e 26 de julho de 2013, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Recife, PE.