TCC: O que é, como fazer um!

tcc

TCC: A terminologia que pode incomodar a maioria das pessoas que querem se formar parece ser mais difícil na teoria do que na prática. Então, se ele se assustar com você e tiver algumas dúvidas, não se preocupe! Ao final deste artigo, você saberá

Para entender completamente este tópico, vamos começar com o conceito básico: o que significa TCC na faculdade.

O que significa TCC

TCC, que significa Trabalho de Conclusão de Curso, é uma avaliação feita no final da graduação. Sua finalidade é que o aluno escreva no papel tudo o que aprendeu desde o início de seus estudos. Portanto, é possível saber se tudo está devidamente absorvido e compreendido.

O TCC é uma parte muito importante de qualquer curso, pois pode ser muito importante que os alunos que se esforçam para fazê-lo da maneira certa testem seus conhecimentos e vejam de outra perspectiva como evoluíram ao longo de seu aprendizado. Recompensas e incentivo!

TCC é obrigatório?

O MEC (Ministério da Educação) não considera o TCC como uma etapa obrigatória para a obtenção do diploma, por isso nem todas as instituições exigem esse trabalho. No entanto, especialmente nas universidades, é muito comum.

Como tal, os requisitos do TCC variam muito: o MEC não o considera necessário, mas sua universidade pode exigir e considerar um fator muito importante para a conclusão do programa.

Existem diferentes tipos de TCC?

sim! Aliás, uma das dúvidas na cabeça de quase todos os egressos é: A monografia é igual ao TCC?

Como mencionado acima, o TCC não é um padrão obrigatório para o Ministério da Educação, ele permite que cada instituição escolha livremente quais padrões seguir. Portanto, nem todos os TCCs são iguais – e essa monografia é apenas um tipo de trabalho realizado pelo curso.

Além disso, é interessante saber que existem três tipos mais comuns de TCC. eles estão:

TCC de Projeto Prático

Como o nome sugere, as tarefas de conclusão de curso que exigem projetos práticos incluem demonstrações do mundo real de tudo o que foi aprendido no curso.

Muitas faculdades usam essa abordagem para cursos onde a prática é tão importante quanto a teoria, como fotografia e jornalismo. Nesses casos, uma investigação escrita complementar pode ou não ser necessária.

Artigo Acadêmico

Dissertação acadêmica é um tipo de TCC baseado em pesquisas mais profundas e pesquisas aprofundadas. Nesses casos, é bom analisar se o aluno realmente sabe do que está falando e tem propriedade sobre isso.

Embora baseado em extensa pesquisa, o TCC em formato de artigo acadêmico não exige textos excessivamente longos e exaustivos.

Monografia

Semelhante a um artigo acadêmico, uma monografia é um tipo de TCC baseado em muita pesquisa – muito.

Ao contrário dos métodos mencionados acima, as monografias exigem uma redação mais técnica, detalhada e bem estruturada. Os detalhes são fundamentais para bons resultados com o TCC neste formato, o que pode ser um pouco cansativo. Recomendamos começar a ler a monografia com antecedência para que os alunos possam prestar atenção em todos os detalhes.