Apresentação e História

Em seus mais de trinta anos de existência, a ANPG sempre defendeu a ciência e a pós-graduação no Brasil. Registrada em julho de 1986, é fruto da organização do Movimento Nacional de Pós-Graduandos (MNPG), que criou a entidade dois anos antes (1984). A Associação Nacional de Pós-Graduandos, no decorrer da sua existência, elaborou campanhas e formalizou reivindicações com o objetivo de auxiliar o pós-graduandos e defender os seus direitos.

Atuante como a ponta de uma rede de representação formada pelas Associações de Pós-Graduandos (APGs) espalhadas pelo país, a ANPG promoveu a luta em defesa da ciência no final da década de 80 e percorreu todo o país ajudando a fortalecer o MNPG a consolidar as APGs em diversas instituições de ensino e pesquisa. Os anos 90 foram fortemente marcados pela atuação de todo o movimento estudantil na campanha pelo impeachment de Collor. A entidade dos pós-graduandos não ficou de fora e resistiu aos ideais liberais, defendendo o Sistema Nacional de Pós-Graduação e os debates que ajudaram a fortalecer suas demais campanhas.

A ANPG passou pelos anos de resistência e incentivo à importação de tecnologia estimulando o fomento à ciência nacional. Nesse período, o número de bolsas e o seu valor permaneceram congelados, estimulando a absorção pouco qualificada de mestres e doutores no mercado de trabalho e desestimulando a produção nacional.

No momento atual, em que a pesquisa brasileira vive um processo de maior estímulo e desenvolvimento em relação à década anterior, a ANPG se mantém firme na defesa dos direitos de pós-graduandos e no desenvolvimento da ciência e tecnologia tendo como foco o desenvolvimento nacional.

Sabemos que a pós-graduação tem sido ampliada e que as agências de fomento têm aumentado o número de bolsas. No entanto, sabemos também que essas ainda são insuficientes para a demanda do país. Inexiste ainda um mecanismo que regule as bolsas de pesquisa e falta muito para que consolidemos os direitos reivindicados há décadas pelo MNPG.

Para manter um constante diálogo com os estudantes, a ANPG realiza diversas atividades que tem por objetivo debater a política nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e as dificuldades do cotidiano do pós-graduando. De dois em dois anos acontece o Congresso Nacional de Pós-Graduandos que atualiza a pauta política e de ação da entidade, bem como sua diretoria. Entre eles, a ANPG se dedica a outras atividades, encontros e campanhas que mobilizam pós-graduandos do Brasil inteiro como a campanha que garantiu o direito a licença maternidade das bolsistas da CAPES e do CNPq e a que conquistou 20% de reajuste nas bolsas em 2012 e 2013. Estão em curso campanhas que pretendem consolidar um mecanismo de valorização permanente nas bolsas de pesquisa e discutir um amplo conjunto de direitos dos Pós-Graduandos.

A ANPG desenvolve ainda campanhas pela defesa da gratuidade da pós-graduação lato sensu nas universidades e institutos e mantém a participação de representantes dos pós-graduandos em conselhos da CAPES e do CNPq, o que contribui para uma intervenção
mais democrática nos rumos da pós-graduação em nosso país e na defesa constante dos interesses dos pós-graduandos.

Além de ocupar importante vaga no Conselho Superior (CS) e no Conselho Técnico Científico (CTC) da Capes, a conquista mais recente é uma vaga no Conselho Deliberativo (CD) que é a maior instância de poder decisório do CNPq . Ele é formado pelo presidente e vice-presidente da Instituição; pelos presidentes da Finep e da Capes; Secretário-Executivo do MCT e por representantes das comunidades de C&T, empresariais e dos
servidores do CNPq. Dentre outras questões, esse conselho trata principalmente da aplicação de recursos, da definição do orçamento, além de ações concernentes às políticas da Instituição.

A ANPG acredita no desenvolvimento da pesquisa como alavanca central para o desenvolvimento do país. Este instrumento é o que garante a soberania da nossa nação. Graças à representatividade política que a ANPG adquiriu, a entidade atualmente participa de diferentes esferas de debate político da sociedade brasileira. A ANPG vem crescendo sua atuação institucional e nos espaços de participação política, tendo sido convidada
a compor o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), criado em 2005, assim como do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Através de muita pressão e mobilização, a ANPG conquistou a opinião do MEC para que os Pós-Graduandos fossem incluídos no Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), e também para o lançamento do FIES Pós-Graduação, uma nova modalidade de financiamento para os estudantes que querem continuar se especializando.

Entretanto uma das principais conquistas que contou com a participação ativa da ANPG foi a aprovação dos royalties do Pré-Sal para a Educação e o Estatuto da Juventude. Ambas conquistas da juventude brasileira serão capazes de impulsionar nosso país para um futuro melhor, com mais educação, tolerância, justiça social e direitos à vivência nas grandes cidades e nas comunidades tradicionais.

Por fim, um novo desafio se abre: a luta pela Valorização da Ciência e dos Pesquisadores. Para garantir a aceleração do desenvolvimento brasileiro é preciso investir em muita pesquisa e produção de novas tecnologias. Para isso é preciso aumentar o investimento nacional, do setor público e do setor privado, em Ciência, Tecnologia, Inovação e no desenvolvimento de novas patentes. Esse investimento precisa se reverter em qualidade de pesquisa, através da garantia de direitos à maioria dos pesquisadores desse país: os Pós-Graduandos.

5 Comments

  1. I think that is among the such a lot important information for me.
    And i’m satisfied reading your article. But want to remark on some general
    issues, The website style is ideal, the articles is truly excellent :
    D. Just right task, cheers

  2. You’ve made some decent points there. I looked on the internet to find out more about the issue and found most
    people will go along with your views on this site.

  3. Many people use their lotteries to raise money for useful
    initiatives that improve education, public infrastructure
    and social services. Once the lottery is performed by you, you’re assisting to finance these programs while you fund your own wishes of succeeding it
    big. Have a great time and all the best!

Write A Comment