A ANPG vem acompanhando a grave crise financeira que vive o Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).
Responsável pelos melhores cursos de pós-graduação na área de Ciências Sociais do país, o Iuperj hoje corre o risco de fechar suas portas por absoluta falta de recursos.
Apesar de sua fundamental relevância pública, o Iuperj é vinculado a Universidade Cândido Mendes (particular) que se encontra numa situação financeira gravíssima com dívidas de aproximadamente R$ 300 milhões. Funcionários e professores estão há mais de seis meses sem receber seus salários.
Durante o XXII Congresso Nacional de Pós-Graduandos, ocorrido no Rio de Janeiro entre os dias 15 e 18 de abril de 2010, houve um ato de apoio ao IUPERJ. Leia a Moção Aprovada na Plenária Final do Encontro.
Em conjunto com a mobilização dos estudantes, os professores do Iuperj também lançaram uma carta aberta e um abaixo-assinado.
A ANPG convoca todos os pós-graduandos para que assinem e se somem a mais esse esforço de mobilização por uma solução para a situação deste importante centro de pesquisas do Brasil.
Da redação.