64ª Reunião Anual da SBPC: inscrições já estão abertas!

carteira de estudante

Já estão abertas as inscrições para a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 22 a 27 de julho de 2012, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís (MA). O maior evento científico do Brasil traz, nesta edição, mais ações que favorecem a acessibilidade e a sustentabilidade, a começar pelo site da Reunião, que foi programado para ser 100% compatível com programas que irão auxiliar deficientes visuais a acessar seu conteúdo e também pela diminuição drástica do uso de papel impresso.

 

Como nos anos anteriores, o evento contará com centenas de atividades, entre conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros e sessões especiais, das quais participarão cientistas renomados de todo o país para discutir políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação, educação, saúde e meio ambiente, além de difundir o conhecimento científico nas mais diversas áreas. Boa parte das atividades versará sobre o tema central do evento: "Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza".

A Reunião Anual da SBPC é aberta ao público e gratuita. Qualquer pessoa pode participar, sem inscrição prévia, da maioria das atividades. A inscrição e o pagamento de taxa são necessários apenas para aqueles que pretendem apresentar trabalhos científicos, que queiram participar de um dos minicursos ou receber a programação impressa. Veja todas as regras no site do evento: http://www.sbpcnet.org.br/saoluis/home.

Um dos principais avanços nesta Reunião são as ações de acessibilidade e sustentabilidade. Nesta edição, foi abolido o crachá, que será entregue apenas para a equipe envolvida na organização. Os livros com informações sobre as atividades, como a programação científica, cultural e a ExpoT&C, mapas de localização e guias de serviços estarão concentrados em um único volume, fornecendo somente informações essenciais.

"A Universidade Federal do Maranhão está também em pleno movimento para disponibilizar ao público uma estrutura de acessibilidade bastante eficiente", afirma a secretária geral da SBPC, Rute Maria Gonçalves de Andrade, responsável pela organização do evento.

As comunidades tradicionais também estão sendo chamadas para participar do encontro, de forma a inseri-las em debates de assuntos de seu interesse. "A SBPC, sempre empreendendo ações para promover o progresso da educação e da ciência e, consequentemente, da sociedade brasileira, não poderia estar fora deste movimento pelo direito de todos ao acesso seja ao que for, onde, como e por que for", enfatiza.

A programação será divulgada a partir de junho e as inscrições variam de R$20 a R$120, dependendo da data do pagamento e da condição do participante (estudante, professor ou profissional diverso). Mais informações podem ser obtidas no sítio oficial da 64ªRA.

Fonte: Ascom da SBPC