Documento do Estudante tem padrão nacional e mecanismos que garantem mais segurança e confiabilidade
Após anos de debate entre o movimento estudantil, artistas, produtores culturais e o poder público foi regulamentada no último dia 5 de outubro a nova lei da meia-entrada (n° 12.933/2013), que garante o acesso dos estudantes em eventos culturais e esportivos pagando metade de preço.
Desde 2001 uma medida provisória (2.208/2001) que determinava que qualquer comprovante era válido como documento estudantil fez com que milhares de falsas instituições de ensino surgissem, gerando um descontrole do acesso à meia-entrada. Com isso, os produtores culturais passaram a dobrar o valor dos ingressos. O que era meia passou então a ser inteira, e o que era inteira passou a ser o dobro.
Com a nova lei regulamentada, o documento do estudante passa a ter um padrão único, nacional, definido pelas entidades estudantis UNE, UBES e ANPG, o que impedirá a falsificação.
CONFIRA OS 10 PASSOS PARA SOLICITAR O SEU DOCUMENTO:
1) Digitalize os seguintes documentos:
. 1 (uma) foto 3×4 recente. Tamanho máximo do arquivo: 3MB. JPEG ou PNG. O fundo da foto deve ser neutro e não conter nada além da imagem da pessoa fotografada (padrão RG., Carta de Motorista, Passaporte);
. 1 (um) documento de identificação (RG, CPF, CNH, RNE – Registro Nacional de Estrangeiros – ou passaporte).
. 1 (um) comprovante de matrícula, como declaração de escolaridade, boleto com o comprovante de pagamento ou boleto autenticado (com a autenticação mecânica do banco, realizada ao efetuar o pagamento).
2) Acesse o portal do Documento do Estudante;
3) Crie um login de entrada no site ou use o seu perfil no facebook.
4) Após se cadastrar, você será direcionado à página inicial onde preencherá os seus dados pessoais.
5) Depois, será encaminhado para a página onde é necessário fornecer os dados de sua instituição de ensino.
6) Na página seguinte, anexe os seus documentos (foto 3×4, documento de identificação e comprovante de matrícula).
7) Em seguida, você irá visualizar o padrão oficial do documento (clique em “quero este modelo”).
8) Confira se está tudo correto e confirme os seus dados.
9) Escolha a forma de pagamento: cartão ou boleto. O documento do estudante possui um custo de confecção de R$ 35 + taxas de frete (correspondente ao frete para qualquer lugar do Brasil).
10) Após efetuar pagamento, o seu documento do estudante chegará no endereço que você cadastrou. Você poderá acompanhar o processo de envio via e-mail.
Ficou com alguma dúvida? Acesse: https://www.documentodoestudante.com.br/duvidas-frequentes/
Garanta já seu Documento do Estudante!
Fonte: UNE