Recife receberá pós-graduandos de todo o país para o 45º CONAP da ANPG

Nos próximos dias 17 a 19 de novembro, Recife sediará o 45º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (CONAP), que contará com a participação de centenas de mestrandos, doutorandos e residentes em saúde representando universidades de todo o país. Os trabalhos do evento, que serão abertos ao público, acontecerão no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Segundo maior fórum deliberativo da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), esta edição do CONAP tem como lema “Pós-Graduandos: uma resposta para o Brasil do século XXI – Direitos, Acesso, Permanência e Absorção”, centrando seus debates na condição híbrida de estudantes-pesquisadores e as dificuldades de acesso às políticas públicas decorrentes e o papel que esses recursos humanos especializados podem jogar no desenvolvimento do país.

Na sexta-feira (17) pela manhã, ocorrerá a abertura do evento, contando com a presença de deputados e senadores do estado. Às 14h, terá vez o painel “Educação & Ciência para construção de um projeto de país – da reindustrialização nacional e expansão do sistema nacional de C&T ao complexo industrial da saúde”, para a qual foram convidados os ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação.

A presidenta da Capes, doutora Mercedes Bustamante, já confirmou participação no encontro, assim como o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, professor Marcelo Carneiro. Também são esperadas as presenças dos reitores da UFPE, da UPE, da Unicap, do IFSertão, dentre outros intelectuais e acadêmicos.

No sábado pela manhã, a mesa será “Absorção de recursos de alto nível no Brasil: a situação da formação, empregabilidade e da evasão de mestres e doutores”, voltada para a discussão sobre a interface entre a pesquisa na universidade e os segmentos produtivos da economia para gerar crescimento e empregos e combater a fuga de cérebros.

O encontro também debaterá o Plano Nacional de Pós-Graduação 2021-203, as iniciativas legislativas voltadas a conquistar direitos para os pós-graduandos e contará com diversos grupos temáticos sobre especificidades que afetam os estudantes. No início do noite de sábado, terá início a plenária final que aprovará as propostas e encaminhamentos do Conselho.

Confira a programação completa e sinta-se convidado a participar do 45º CONAP da ANPG.