Nota da ANPG acerca da sucessão na direção da Capes

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) vem por meio desta cumprimentar e agradecer a professora Mercedes Bustamante e toda sua equipe pelo trabalho conduzido à frente da CAPES nestes últimos 12 meses de gestão. O diálogo aberto com as pós-graduandas e pós-graduandos reverberou em diversos avanços para pós-graduação, solucionando problemas sistêmicos históricos.

Muitas conquistas foram possíveis e alcançadas nesse período, como o reajuste das bolsas de estudos da pós-graduação após 10 anos, a proposta de novação dos contratos dos estudantes que foram ao exterior, a elaboração participativa e a disponibilização em consulta pública do novo PNPG, entre outras. Em reconhecimento a todo esse esforço para o avanço nas pautas históricas do movimento nacional de pós-graduandos, a diretoria da ANPG agradece a professora Mercedes!

Saudamos a nova presidenta da CAPES, professora Denise Carvalho, e o novo secretário de ensino superior do MEC, professor Alexandre Brasil. Ambos são pesquisadores com notória excelência acadêmica e gestores experientes na área da educação e da ciência. Desejamos sucesso nas novas tarefas e nos colocamos à disposição para continuarmos a transformar e reconstruir o Brasil, a partir da pós-graduação e da universidade.

A ANPG segue certa de que o caminho a ser trilhado é o de valorização das pós-graduandas e pós-graduandos, assim como o fortalecimento da CAPES e das Instituições de Ensino Superior, enquanto indutoras do processo de produção de conhecimento, geração de oportunidades e desenvolvimento nacional. Trilhando este caminho garantiremos as transformações necessárias para o Brasil avançar.

São Paulo, 02 de fevereiro de 2024

Associação Nacional de Pós-graduandos

Confira: A carteira de estudante oficial da ANPG