ANPG e APGs repudiam cortes na CAPES e convocam a resistência nas ruas em 7 de Setembro

A ANPG e diversas Associações de Pós-Graduandos repudiam o anúncio feito pelo Ministério da Educação de cortar à metade o orçamento da CAPES para 2020, de 4,2 para 2,2 bilhões, além do acintoso bloqueio de mais 5.600 bolsas da instituição. Com isso, já se atinge a marca de 11.800 bolsas cortadas em menos de seis meses pelo Governo Bolsonaro. Essa medida impacta diretamente o sistema de pós-graduação, responsável por 90% da produção científica do país.

Essas políticas irracionais do governo causam prejuízos incalculáveis à produção de conhecimento, colocam em risco instituições de Estado fundamentais a qualquer aspiração de projeto de desenvolvimento nacional e reduzem o futuro do país à eterna condição de subdesenvolvimento, atraso e dependência. Aliás, a renúncia à soberania é uma das marcas mais visíveis do governo entreguista e lesa-pátria de Jair Bolsonaro.

Os cortes de bolsas de estudo, que já possuem valor deprimido pela ausência de reajuste há 6 anos, passarão a atender menos de 1/4 dos pesquisadores vinculados aos mestrados e doutorados stricto sensu. Um disparate.

A bolsa é a remuneração do árduo trabalho desenvolvido por esses estudantes que, apesar de se encontrarem em fase de formação, exercem função laboral importante para o desenvolvimento do país.

O esvaziamento dos órgãos de fomento à ciência e pesquisa, como a CAPES, o CNPq e a Finep, apontam para o desmonte da ciência e das possibilidades de recuperação econômica do Brasil em médio prazo.

O ministro da educação diz que vai dar solução à situação, provavelmente com saídas privatistas, como as apresentadas pelo projeto Future-se.

Não aceitaremos o desmonte do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia edificado durante décadas, com o esforço de gerações de brasileiros. O país é maior que este e qualquer governo e a consciência democrática nacional já se levanta contra o arbítrio e o obscurantismo, em repúdio crescente a Bolsonaro e seus arroubos autoritários e anticientíficos.

É preciso resistir! Fortalecer e organizar APGs nas Universidades, articular com as outras categorias da comunidade acadêmica e científica, dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras sobre a importância de defender a pesquisa, construindo as manifestações em cada cidade.

Dia 07 de setembro estaremos novamente nas ruas contra os cortes na educação, na ciência e nas bolsas de estudo. Lutar pelo futuro do Brasil vale a pena!

 

ANPG

APG CENA USP

APG Esalq

APG Fiocriz MG

APG Fiocruz PE

APG ICB USP

APG IEE USP

APG Prolam – USP

APG PUC MG

APG PUC RJ

APG PUC-SP

APG San Tiago Dantas

APG UECE

APG UEPG

APG UERJ

APG UFAM

APG UFG

APG UFGD

APG UFLA

APG UFMG

APG UFPA/Bragança

APG UFPI

APG UFPR

APG UFRJ

APG UFSC

APG Ufscar

APG UFSM

APG UFU

APG UFV

APG UFVJM

APG UNB

APG UFLA

APG Unesp Rio Claro

APG UNIFESP

APG USP Capital

APG USP São Carlos

APG USP-RP

Comissão Pró ABPG INPE

Comissão Pró APG Mackenzie

Comissão Pró APG UFABC

Comissão Pró-APG UFC

Comissão pró-APG UNICAMP

FEPODI

Frente Popular de Pós-Graduandos da UFRN