Durante a SBPC, ANPG realizará Encontro de Jovens Cientistas e Maratona Tecnológica

Entre os dias 23 e 29 de julho de 2023, na cidade de Curitiba (PR), o campus da Universidade Federal do Paraná abrigará a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior e mais tradicional evento promovido pela comunidade científica nacional.

Como tem ocorrido desde sua fundação, em 1986, a ANPG terá participação destacada no fórum, inclusive com programação própria. O 18º Encontro Nacional de Jovens Cientistas e a II Maratona Tecnológica são os eventos promovidos pela entidade dos pós-graduandos nesta edição.

Além dos debates sobre a situação política do país e os desafios da produção científica brasileira, o 18º ENJC será o espaço de convocação do 45º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos, o CONAP da ANPG.

Durante a mesa de abertura do evento, programada para as 16h do dia 23, será lançado o Dossiê Florestan Fernandes, pesquisa desenvolvida em parceria com o Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ) sobre as condições dos pós-graduandos brasileiros no mundo do trabalho.

Para Vinicius Soares, presidente da ANPG, o Encontro é um momento de troca de experiências entre os jovens pesquisadores, que estão interessados em garantir melhores condições para desempenhar seu papel. “O 18º Encontro Nacional de Jovens Cientistas vai se debruçar sobre as condições específicas dos pós-graduandos brasileiros, pois entendemos que nesse novo momento, temos a necessidade de apresentar formulações de políticas públicas para garantir e ampliar nossos direitos, como valorização permanente das bolsas, direitos trabalhistas e previdenciários, combate à fuga de cérebros e oportunidades no mercado de trabalho”.

A II Maratona Tecnológica, que acontece entre 24 e 26 de julho, busca estimular o desenvolvimento da cultura de inovação e a cooperação entre as diversas áreas do saber, fazendo com que os participantes criem modelos de negócios voltados para a inovação tecnológica digital, de acordo com as especificações propostas pelos desafiadores.

As inscrições para a II Maratona ficarão abertas de 19/06 a 13/07, quando serão selecionados até 50 participantes, sendo 10 vagas destinadas a estudantes secundaristas, 15 a universitários e 25 a pós-graduandos. O formulário ficará disponível na página da ANPG na internet.

SERVIÇO:

Inscreva-se no Encontro de Jovens Cientistas:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf4_eNeT6LNqBRsNmjJ_rFJ0u3z5c9dzAQtFg3NKGKdtMIgAg/viewform

Inscreva-se na II Maratona Tecnológica:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdNUlpmFmwq9NSVn5uiv2WqJkCPqCxprs0Xl8xZWadhrPziVw/viewform

Leia o regulamento da II Maratona Tecnológica da ANPG no link:
https://docs.google.com/document/d/1PDN_eaDTS1puix_FC70x6CXsNmtSAprreOdIlp8vYwg/edit