NOTA PÚBLICA SOBRE A TRUCULÊNCIA DA PM CONTRA OS ESTUDANTES PAULISTA

Dos secundaristas aos pós-graduandos, todos contra os ataques de Tarcísio!

Nesta terça-feira (21), estudantes secundaristas foram à Assembleia Legislativa de São Paulo se manifestar contra a votação que pretendia aprovar a criação de Escolas Cívico-Militares no estado. Lá, os jovens foram agredidos pela Polícia Militar do governador Tarcísio de Freitas – os agentes usaram de violência física e gás lacrimogêneo para oprimir os manifestantes.

Neste momento, sabemos que há diversos estudantes feridos, inclusive uma jovem teve o braço quebrado, e outros demais detidos pela PM – incluindo a presidenta da União Paulista de Estudantes Secundaristas (UPES), Luiza Martins. O absurdo da situação não cabe em palavras e nós, da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), nos solidarizamos e nos colocamos ao lado dos estudantes.

A aprovação da implementação de Escolas Cívico-Militares vem na maré de uma série de ataques à Educação e à Ciência paulistas promovidos pelo governador Tarcísio desde que assumiu o cargo. Nos últimos meses, ele tentou retirar dinheiro das universidades estaduais, propôs a redução do orçamento da Educação e colocou em pauta cortes na Fapesp, a maior fundação de amparo à pesquisa no país.

Neste momento, todos os estudantes paulistas, de secundaristas até pós-graduandos, precisam se unir em torno de um inimigo comum: Tarcísio de Freitas é o inimigo número um do nosso futuro!