A Associação Nacional de Pós-Graduandos convocou seu 28º Congresso Nacional de Pós-Graduandos, o qual será em formato itinerante e híbrido, dividido em etapas, sendo uma etapa nacional presencial nos próximos dias 23 a 25 de julho de 2022, na Universidade de Brasília (UNB). Com o lema “O papel da ciência nacional e da pós-graduação para reconstrução de um Brasil independente”, a entidade fará contundente crítica à política de desmonte da produção científica nacional e desvalorização dos pesquisadores levada a cabo pelo governo de Jair Bolsonaro.

O fórum máximo dos pós-graduandos e pós-graduandas ocorrerá junto à 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, fato politicamente simbólico, pois foi este evento da SBPC que abrigou a plenária de fundação da ANPG, em 1986.

O Congresso será realizado em três etapas e seu novo formato ainda reflete as consequências da pandemia na sociedade brasileira, em especial para as instituições de ensino e/ou pesquisa, como a permanência das aulas remotas na maioria dos programas de pós-graduação pelo Brasil, além do calendário diverso e não unificado das universidades. A direção da entidade lançou uma nota informativa sobre o novo formato do congresso. Veja abaixo.
A primeira etapa, que ocorrerá entre 16 de maio e 08 de julho, contará com debates, presenciais, híbridos ou virtuais, de acordo com as condições das instituições de ensino, com o objetivo contribuir com o documento base a ser distribuído pela entidade.
Os debates preparatórios poderão ser organizados por Associações de Pós-Graduandos, Comissões Pró-APG, Federações de curso e outras entidades citadas no Estatuto da ANPG ou por uma Comissão Organizadora Local, que deverão inscrever o evento, no período entre 9 de maio e 01 de julho, no sistema disponibilizado para este fim na página www.congressoanpg.org.br

 

A segunda será composta pelo Seminário de Educação e Ciência e o III Encontro de mulheres estudantes da ANPG. Esses eventos serão no formato híbrido e terão suas datas divulgadas em breve pela comissão organizadora.
Já a terceira etapa, ou etapa nacional, será composta por mesa de abertura e de debates além de uma plenária final, realizados de forma presencial, na Universidade de Brasília. Essa etapa terá transmissão ao vivo pelos canais oficiais da ANPG nas redes sociais e TV ANPG.

A programação do 28º Congresso e outras informações referentes aos debates preparatórios serão publicadas regularmente na página da ANPG (www.anpg.org.br) e nas redes sociais.

 

Para saber mais, veja os documentos do 28º Congresso Nacional da ANPG.

Write A Comment