Prestação de contas da ANPG é aprovada em reunião e será submetida no 25º CNPG

carteira de estudante

12528803_954914577924593_1825831050_o

A diretoria plena da ANPG se reuniu, neste domingo (20), na unidade Paraíso da UNIP, em São Paulo, para discutir a atual conjuntura política do país. Além disso, também foi debatido o planejamento para este final de gestão, que se encerra no 25º Congresso Nacional de Pós-Graduandos. Estavam presentes diretores da entidade e representantes de APGs de diversas universidades do Brasil.

Diretores da entidade presentes avaliam a necessidade da entidade se posicionar diante desse cenário político, em que está clara a articulação de golpe contra a democracia brasileira. Para Hercília Melo, diretora da ANPG, “a discussão sobre conjuntura deve ser a pauta mais estratégica para que retrocessos não retornem no Brasil”.

wp-1458490668133.jpeg

“Não se trata apenas de defender a continuidade do mandato popular, dado nas eleições de 2014, para a Dilma. A questão agora é defender a democracia”, pontua o vice-presidente da ANPG, Cristiano Junta (foto acima).

“É preciso combater a crise para a pós-graduação continuar crescendo”, diz Tamara Naiz
“É preciso combater a crise para a pós-graduação continuar crescendo”, diz Tamara Naiz

“A proposta da entidade em discussão é a construção de comitês contra o golpe nas universidades brasileiras com o apoio de pós-graduandos e dos demais setores da universidade”, aponta Tamara Naiz, presidenta da ANPG.

Também foi discutida, analisada e aprovada estatutariamente a prestação de contas da Associação, que será submetida no Congresso para aprovação final (quando irá ser concluída esta gestão). Além disso, o relatório de gestão, no qual constam as atividades realizadas no último biênio, também foi aprovado pela diretoria.

Dentre as atividades realizadas nesta gestão, estão: a Caravana a Brasília por mais direitos, Ocupe Brasília contra os cortes na Educação, e diversos seminários cujo objetivo era debater a a valorização da pesquisa e do pesquisador, como o de Internacionalização e o de Assistência Estudantil.

25º CNPG
O 25º Congresso Nacional de Pós-graduandos (CNPG) será realizado em Belo Horizonte, com o tema “Pós-graduandos em defesa da democracia para superar a crise e conquistar mais direitos”.

O 25º CNPG acontece neste ano em que tanto a entidade quanto a abertura política no Brasil completam três décadas. “A proposta aprovada pela diretoria dialoga com os 30 anos de abertura política, momento que permitiu que a ANPG pudesse existir, pois antes da abertura política não havia essa possibilidade”, completa Tamara Naiz, presidenta da ANPG.

Mais informações, prazos e formas de inscrição serão divulgados em breve.

Da redação

Matérias relacionadas:

20/03/2016 – Reunião da diretoria da ANPG discute conjuntura nacional

20/03/2016 – “É preciso combater a crise para a pós-graduação continuar crescendo”, diz Tamara Naiz