24º CNPG: Grupos de discussão mostram pluralidade de ideias e propostas

carteira de estudante

CNPG grupos de discussão

Grupos encaminham propostas que serão votadas na Plenária Final

Reunidos no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mais de 650 pós-graduandos iniciaram, na sexta-feira (2), os grupos de discussão do 24º Congresso Nacional dos Pós-Graduandos. Os GDs têm o papel de discutir e encaminhar propostas para serem votadas na Plenária Final pelos delegados do 24º CNPG. Cada GD pode enviar até sete propostas que foram concatenadas por uma Comissão de Sistematização, que organizou o texto para a apreciação dos votantes.

Confira um resumo do que aconteceu durante os GDs:

Conjuntura: C,T&I, Reforma Política e Financiamento

O debate girou em torno de temas como internacionalização do Brasil e a realização da Copa do Mundo, a relevância dos investimentos, a importância de se garantir um legado para o país e como (e se) ele pode alavancar a economia brasileira.   Além disso, foi destaque a crítica à Lei Geral da Copa, por entre outras coisas, para coibir as manifestações públicas. Apesar dos inúmeros enfrentamentos de ideias e pontos de vista, a necessidade de reformas estruturais como a reforma política, foi ponto de concordância entre a maior parte dos participantes.

Assistência Estudantil

 O GD mostrou que as necessidades  relativas a este tema são urgentes e claras aos pesquisadores. Foram algumas das propostas debatidas pelo grupo: a inclusão da pós-graduação no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES); a participação dos pós-graduandos na implantação de critérios e metodologias voltados à assistência; licença maternidade e paternidade estabelecida por lei; a cumulação de bolsa e vínculo empregatício; comissões que acompanhem a gestão das verbas para bolsas.

PNPG: Avaliação e Internacionalização

O grupo evidenciou uma necessidade de se estabelecer uma agenda para discutir os critérios de avaliação dos cursos de pós-graduação, uma das maiores queixas entre os pesquisadores. Uma das propostas debatidas sugeriu até mesmo a extinção da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  Outro destaque no debate foi o Programa Ciência Sem Fronteiras, iniciativa dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) que propicia que estudantes de graduação e pós-graduação façam intercâmbio de estudos e estágio no exterior. Os pós-graduandos do GD defenderam a expansão da participação de outras áreas de conhecimento no Programa – que atualmente privilegia a área tecnológica- e também a inclusão  de instituições de ensino de países da América no Sul.  Sobre internacionalização os pesquisadores sugeriram ainda a realização de um seminário para discutir o assunto.

PNPG: Assimetrias e Educação Básica

O grupo discutiu propostas como federalização do ensino básico, reestruturação do sistema de ensino, e ações para diminuir as assimetrias regionais.

“’É importante que a ANPG ocupe uma cadeira nas fundações de amparo estaduais para se aproximar das realidades locais e reduzir as assimetrias regionais”, pontuou Fabio Paiva, Coordenador do Fórum de Educação Básica da ANPG, que estava conduzindo a discussão.

Houve polêmica em torno da questão da federalização do ensino básico, proposta que defende que o financiamento da educação básica pública deverá passar a ser responsabilidade do governo federal. A proposta foi desconsiderada após votação.

Lato Sensu e Democratização

O grupo de discussão sobre lato sensu e Democratização abordou propostas que contemplaram a questão racial nas universidades, principalmente nos cursos de pós-graduação, e propôs a regulamentação dos cursos de especialização.

A necessidade da pós-graduação lato sensu ter regras quantitativas e qualitativas claras e eficientes foi uma das questões debatidas. O que acontece hoje é que com a falta de regulamentação dos cursos de especialização, eles acabam sendo vinculados à lógica do mercado, sem grandes garantias de qualidade. Outra ideia proposta ainda foi a extensão do PROUNI para a pós-graduação.

Movimento Nacional de Pós-Graduandos

O grupo de discussão que abordou o Movimento Nacional de Pós-graduandos debateu algumas propostas no sentido de conduzir as ações que pautarão as ações da ANPG no próximo biênio. Algumas delas foram a convocação de CONAP estatutário para discutir organização do movimento; realização de uma campanha permanente de independência financeira da ANPG. Além disso, a pauta das mulheres, negros(as) e cotas indígenas também esquentaram os debates.

“A mais importante das pautas aprovadas foi o levantamento de indicação sócio-econômico e saúde da pós-graduação, pois a partir desses dados será possível traçar um diagnóstico mais preciso sobre as demandas dos pós-graduandos. Ter um indicador é essencial para o planejamento”, opinou Philipe Pessoa, representante discente da USP, que participou mais cedo, nesta sexta-feira (2), do painel sobre Assedio Moral e Outros Abusos na Relação Acadêmica.

Todas as propostas aprovadas nos GDs foram submetidas à Plenária Final, no sábado (3).

Por Natasha Ramos e Cristiane Tada, do Rio de Janeiro