Fique por dentro do 4o Salão Nacional de Divulgação Científica!

carteira de estudante

O 4o Salão Nacional de Divulgação Científica da ANPG, que aconteceu entre os dias 12 e 17 de julho, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), reuniu uma vasta programação que foi desde debates sobre Financiamento da Ciência Brasileira, até uma mostra científica, duas conferências e atos políticos contra os cortes orçamentários na Educaçao e C,T&I e contra a redução da maioridade penal. Além disso, houve também atividades culturais como um sarau, show da Liga do Funk e Preta Rara e um arraial em comemoração aos 29 anos da entidade, comemorados no domingo (12). O evento ocorreu concomitantemente à programação da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Fique por dentro de como foram as atividades do 4o Salão da ANPG!

Ampliar as fontes de investimento em ciência e pesquisa é “ordem do dia”

Uma mesa “de peso” deu início aos debates da programação do 4º Salão Nacional de Divulgação Científica da ANPG , na tarde desta segunda-feira (13).

A abertura contou com a intervenção de um ator interpretando o físico Albert Eistein (1879 – 1955), falando da importância da imaginação, intuição, mistérios do universo e, claro, da importância da ciência e da pesquisa para desvendá-los.

>>Leia a matéria na íntegra

Pluralidade e troca de conhecimento fazem a Mostra Científica da ANPG
A Mostra Científica do 4º Salão Nacional de Divulgação Científica da ANPG, realizada na segunda e terça-feira (13 e 14), reuniu pós-graduandos, graduandos e professores universitários que apresentaram trabalhos de diversas áreas do conhecimento e promoveram uma verdadeira troca de conhecimento. Além disso, os debates, surgidos a partir da apresentação dos trabalhos, contribuíram para a pluralidade e para o pensamento crítico e construtivo da educação.
>>Leia a matéria na íntegra

Soberania Nacional é discutida durante debate sobre reposição do FNDCT

Na manhã do segundo dia (14) de programação do 4º Salão Nacional de Divulgação Científica da ANPG, um debate posicionado estrategicamente gerou sentimento de que lutas importantes devem ser travadas para garantir mais investimentos na área de Ciência e Tecnologia.

>>Leia a matéria na íntegra

Conferência com ministro de C,T&I atrai grande público no 4º Salão da ANPG

Na tarde dessa terça-feira (14), a Tenda da ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos) do 4º Salão Nacional de Iniciação de Divulgação Científica, teve lotação máxima ao receber mais um importante atividade da programação. Dessa vez, uma conferência com tema “Desafios e Perspectivas para o Financiamento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, Aldo Rebelo.

>>Leia a matéria na íntegra

“Esse ajuste tem que parar! Sou estudante e quero pesquisar!” – ato contra os cortes na Educação e C&T percorre os espaços da SBPC

No início de quarta-feira (15), pós-graduandos, graduandos e secundaristas uniram-se em um ato político, com o mote “Contra os Cortes, Por Mais Democracia e Mais Direitos”. O ato percorreu espaços da 67ª Reunião Anual da SBPC e foi realizado durante o 4º Salão Nacional de Divulgação Científica da ANPG, realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

>>Leia a matéria na íntegra

16º Encontro Nacional de Jovens Cientistas é realizado durante o 4º Salão de Divulgação Científica

“Mão na massa”! Foi assim que Franklin Rumjanek , biólogo e pesquisador do Instituto Ciência Hoje, definiu a forma de propagar a Ciência para a juventude e sociedade no geral.

Para ele, o convite para participar do “16º Encontro Nacional de Jovens Cientistas – a Juventude com Ciência: As várias formas de transformar o Brasil”, foi bastante pontual, já que desde quando o Instituto lançou o primeiro produto para a divulgação Científica, o objetivo era cooperar com o desenvolvimento do país. Segundo ele, era uma ação revolucionária, já que uma pessoa engajada com a Ciência é também engajada na sociedade e promove transformações significativas.

>>Leia a matéria na íntegra

A Defesa do SUS é o centro do debate da Conferência Livre de Saúde

Na manhã dessa quarta-feira (15), a tenda da ANPG, montada na Universidade Federal de São Carlos, ficou tomada por profissionais, estudantes, pós-graduandos e especialistas de entidades ligadas à saúde para participar da Conferência Livre De Juventude Preparatória para a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

>>Leia a matéria na íntegra

Atividade em intensa construção

“Para a sociedade, no geral, o cientista é o máximo!”, disse Marcia Cançado, professora titular da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) , durante o quarto dia de programação do 4º Salão Nacional de Divulgação Científica da ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos), realizado na última quinta-feira (16), no debate com o tema “A popularização e divulgação da Ciência como Propulsoras da Inclusão Social e Produtiva”.

>>Leia a matéria na íntegra

Por um PAC pela educação

Um debate com ex-presidentas da ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandas) – Soraya Smaili e Luana Bonone – e o vice-presidente da entidade, Cristiano Flecha, ampliou a discussão sobre o lema “Pátria Educadora”, adotado pelo governo federal nesse período. As questões abordadas levaram em conta a conjuntura atual e a necessidade de envolver a Ciência, para o alcance pleno dos objetivos a que ele propõe.

>>Leia a matéria na íntegra

Reunião da Diretoria da ANPG em São Carlos define lutas e atividades do próximo semestre
No domingo (12), dia de comemoração para a Associação Nacional de Pós-Graduandos, já que a entidade completou 29 anos de trajetória, também deu-se o início da programação do seu já tradicional Salão Nacional de Divulgação Científica, com a reunião da diretoria plena para definir a próxima agenda de lutas, os desafios para o segundo semestre, apresentação das atividades do evento, entre outras definições.
>>Leia a matéria na íntegra
ANPG participa da abertura da 67ª Reunião da SBPC
Na noite de ontem (12) foi aberta oficialmente a 67ª Reunião Anual da SBPC, que acontece até sexta-feia (18) na Universidade Federal de São Carlos. A cerimônia contou com a participação de um grande número de dirigentes das áreas de C,T&I e Educação, as entidades estudantis ANPG (Associação Nacional de Pós Graduandos) e UPES (União Paulista dos Estudantes Secundaristas) e os ministros da Educação, Renato Janine e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.
>>Leia a matéria na íntegra
ANPG entrega carta de reivindicações ao Ministro Aldo Rebelo durante a 67a RA da SBPC
Durante a conferência, a ANPG e o Cômite São Carlense em defesa da Educação, entregaram uma carta ao Ministro, com diversas reivindicações das entidades, destacando os necessários reajustes anuais de bolsas e taxação das grandes fortunas, evitando os cortes praticados pelos ajustes fiscais.
Tamara Naiz, presidenta da ANPG, questionou o ministro sobre qual a agenda de investimento para pesquisa, ciência e inovação, já que por conta do tamanho e disponibilidade de recursos naturais no país, é injustificável não existirem mais incentivos.
>>Leia a matéria na íntegra
ANPG tem moções aprovadas em carta oficial da SBPC
Na quinta-feira (16), quarto dia de programação da 67º Reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), foi realizada a Assembleia Geral Ordinária dos Sócios da SBPC.
>>Leia a matéria na íntegra

Da Redação