Cooperação Internacional Brasil-Alemanha na UFSC

carteira de estudante

Uma delegação de cientistas da Universidade de Münster, Alemanha, em conjunto com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizou nesta terça-feira (31), na FEPESE, a cerimônia de abertura da Futuresco (Future Cooperation on Teaching and Research), que acontece em vários setores da UFSC até 4 de junho.

O objetivo é ampliar a colaboração existente entre as duas universidades em diversas áreas, principalmente na pesquisa. “A cooperação entre a UFSC e a Universidade de Münster já foi bem mais ampla. No entanto, ao longo dos anos os esforços se concentraram na área do intercâmbio. Agora queremos ampliar e reforçar a cooperação que existe entre as duas universidades desde 1985”, explica Ricardo Schuch, Diretor Executivo do Brazil Center of the University of Münster e representante oficial da comitiva alemã.

Durante toda essa querta-feira(1) cada um dos sete pesquisadores vai ministrar palestras temáticas em cinco Centros de Ensino: CFM, CTC, CCB, CCS e CSE. Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar dos seminários.

Nos dias 2 e 3 de junho, das 10h às 16h, o Futuresco promove vários debates por meio de sessões “one to one matching”(conversas mais informais). O foco é identificar quais os cursos da UFSC têm perfil para uma dupla graduação e também analisar a possibilidade de criação de novos cursos na UFSC. No dia 3, às 14h, haverá apresentação de um painel de discussão onde serão apresentadas as propostas sugeridas no evento, com o foco na ampliação do auxilio à pesquisa entre ambas.

Ricardo Schuch comenta que a expectativa é que o Futuresco possibilite reforçar a cooperação de 25 anos entre as universidades. O evento faz parte das comemorações do Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Informação.

Mais informações: (48) 3721-8225 ou www.sinter.ufsc.br (Secretaria de Relações Institucionais e Internacionais – Professor Louis Roberto Westphal, representante da UFSC) e Ricardo Schuch

 

Por Darilson Barbosa / Bolsista de Jornalismo na Agecom da UFSC