Seminário na UFSC discute temas relevantes sobre ensino, pesquisa e extensão

carteira de estudante

Com o objetivo de discutir a relação entre ensino, pesquisa e extensão nas diversas instituições que compõem a pós-graduação no Brasil, desde ontem (04/11) vem sendo realizado no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina o 5° Seminário de Avaliação do Ensino e da Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais. O evento, que acontece a cada biênio, teve como proposta nesta edição as dificuldades enfrentadas pelos programas de Pós-graduação nas áreas de Planejamento Urbano e Regional, Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Economia Sociologia, entre outras.

Na abertura do Seminário a vice-presidente do CNPq, Wrana Panizzi, que foi presidente ANPUR entre 1993 e 1995, proferiu a conferência intitulada Desafios da política de pesquisa no Brasil: o campo dos estudos urbanos e regionais. Entre outros temas, estão sendo discutidos também no Seminário questões como “Configurações atuais da pesquisa e do ensino de pós-graduação no campo dos estudos urbanos e regionais”, “O papel das universidades frente à fragilização de paradigmas”, “Atualização do pensamento sobre a cidade, a região e o território” e “Configurações atuais da pesquisa e do ensino de pós-graduação no campo dos estudos urbanos e regionais”.

De acordo com a Presidente da ANPUR, Leila Christina Dias, nesta edição, as atividades do Seminário estão organizadas na forma de Conferência, Mesas Redondas, Grupos de Trabalho, e Sessão Final. “No seminário vem sendo discutidos temas relevantes e problemáticas que mobilizam na atualidade pesquisadores e estudantes em nosso campo de conhecimento”, afirmou Leila Dias. “Com base nos relatos dos debates ocorridos durante o Encontro, iremos formular uma agenda de pesquisa e ensino na Sessão Final, que deverá ser levada para o XIV Encontro Nacional da ANPUR, realizada em maio de 2011”, pontuou.

Os quatro Grupos de Trabalho que integram o 5° Seminário debatem temas como “O processo de avaliação da pós-graduação e a política governamental de ensino”, “A orientação de teses e dissertações no contexto dos grupos de pesquisa em estudos urbanos e regionais”, “Os campos da formação e do trabalho: entendimento de processos e capacitação para atuação de forma propositiva?” e “O papel político da ANPUR e perspectivas de ações interassociativas nacionais e internacionais”. A sessão final acontece hoje, dia 5, às 16h30.

Os Seminários Nacionais de Avaliação do Ensino e da Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais vêm sendo organizados regularmente desde 2002, pela ANPUR. O evento conta com a presença de coordenadores e representantes de centros de pesquisa filiados à Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. Participam do Seminário também pesquisadores e professores universitários, e estudantes de pós-graduação.

Encontro Nacional da ANPUR

O XIV Encontro Nacional da ANPUR (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional), com o título “Quem planeja o território? Atores, arenas e estratégias”, será realizado, no Rio de Janeiro, no período 23 a 27 de maio de 2011. O tema geral do XIV ENAnpur indica o compromisso dos programas de pós-graduação filiados à associação com a produção e a difusão de estudos interdisciplinares que apóiem a compreensão das relações sociedade – espaço e, em conseqüência, dos desafios enfrentados pelo planejamento territorial no contexto da globalização da economia

A proposta geral do XIV ENAnpur, aberto à participação de professores, pesquisadores, técnicos e estudantes, parte do reconhecimento da crescente relevância da esfera mundial na determinação de projetos para o futuro do País. Baseia-se, ainda, na necessidade de identificar e refletir sobre os agentes econômicos e os atores políticos que hoje redesenham o território brasileiro, transformando as arenas em que tem sido definido o acesso a recursos materiais e imateriais essenciais à vida coletiva.

As metas escolhidas para o XIV ENAnpur são o aprofundamento da democracia e o alcance de uma sociedade mais justa e solidária, como indicam os eixos temáticos do evento.  

Eixos temáticos: 

    (1) – Estado, planejamento e justiça territorial

    (2) – Modelos, utopias e direitos sociais

    (3) – Passado e presente: identidade, cultura e espaço

    (4) – Novas escalas do poder: economia política e território

O Encontro incluirá também a outorga do Prêmio Brasileiro Política e Planejamento Urbano e Regional e do Prêmio Milton Santos. Dia 30 de dezembro de 2010 é a data limite para o encaminhamento online dos trabalhos completos e dos pôsteres para as sessões temáticas. Mais informações pelo site:

http://www.anpur.org.br/index.php?p=informe39

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq