Luis Fernandes, presidente da FINEP, participa de eventos na Fieg e na UFG, dia 9 de junho. Programação é voltada para financiamento de ciência, tecnologia e inovação em empresas privadas e instituições públicas

O fomento público à pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e processos tecnológicos será tema de dois eventos na próxima quarta-feira, 9 de junho. Na ocasião, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Luis Fernandes, fará uma conferência para o setor privado, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), e outra voltada aos pesquisadores de instituições públicas, na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Na FIEG, o evento terá início às 10h. A palestra será destinada a empresários e pesquisadores da iniciativa privada que buscam aumentar a competitividade de seus produtos e serviços, voltados tanto para o mercado nacional quanto ao internacional. Durante a tarde, a programação visa atender os pesquisadores vinculados às universidades. 

A iniciativa das atividades é da FIEG, da UFG e da Câmara Municipal de Goiânia, por meio da Comissão Pró Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia, através de iniciativa do vereador Fábio Tokarski (PCdoB). Também apóiam o evento a Puc-Goiás, a Universidade Estadual de Goiás (UEG), o Instituto Federal de Goiás (IFG), a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

Nos dois eventos, Luis Fernandes abordará formas de fomento público à pesquisa científica, tecnologia e inovação em empresas, universidades e institutos tecnológicos públicos ou privados. Na UFG e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Puc-Goiás) a Finep já financiou dezenas de projetos aprovados em editais lançados pelo órgão, que é vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). 

 A ANPG marcará presença nas atividades. Tamara Naiz, vice presidente regional Centro Oeste da entidade levará as contribuições acerca do tema que vem sendo elaboradas principalmente na região do cerrado brasileiro.

A partir dos recursos captados, foi possível a construção de laboratórios, aquisição de equipamentos, contratação de estudantes para iniciação científica e a execução de pesquisas em Goiás. Os financiamentos da Finep também ajudaram a desenvolver o avião Tucano, da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), projetos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Petrobras.

Palestrante

O cientista político Luis Manuel Rebelo Fernandes é formado em Relações Internacionais na Universidade de Georgetown, nos EUA. Possui titulação de mestre e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). É professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio e do Departamento de Ciência Política (GCP) da Universidade Federal Fluminense (UFF), além do Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco. Lecionou no Birbeck College em Londres e foi pesquisador-bolsista na London School of Economics (LSE). Antes de ser indicado para a presidência da Finep, ocupava o cargo de secretário executivo do MCT.

 

Da redação com informações do mandato do vereador Fábio Tokarski.

 

Author

Write A Comment