Lançado o twitter da 14ª Conferência Nacional de Saúde

carteira de estudante

A 14ª Conferência Nacional de Saúde(CNS) já tem um instrumento de comunicação funcionando a pleno vapor desde o início do mês: um perfil no twitter.

Iniciativa da Comissão de Comunicação, a ação visa estabelecer uma comunicação direta e rápida com a sociedade, em especial o público jovem, disse Pedro Tourinho, representante da ANPG na Comissão Organizadora da 14ª CNS.

Além do perfil na rede social, no sítio do Conselho Nacional de Saúde é possível obter todas as informações a respeito da 14ª CNS  www.conselho.saude.gov.br . Uma revista com artigos sobre o tema está sendo produzida e será lançada durante a Conferência, que acontecerá de 30 de novembro a 4 de dezembro em Brasília, sob o tema “TODOS USAM O SUS! SUS NA SEGURIDADE SOCIAL, POLÍTICA PÚBLICA E PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO”

Histórico

As etapas municipais e estaduais acontecem até outubro e todas já tem data marcada (confira o calendário detalhado aqui). Elas elegem delegados à etapa nacional.

 

As Conferências de Saúde acontecem há 66 anos e têm como objetivo avaliar e propor as diretrizes para formulação das políticas públicas de saúde. A primeira aconteceu em 1941 e foi convocada pelo Ministro da Educação, Gustavo Capanema,pois naquela época o Ministério da Saúde ainda não existia. O setor de Saúde era um departamento do Ministério da Educação.

 

A 8.ª Conferência Nacional de Saúde, pela primeira vez na história, teve uma ampla participação popular e marcou as mudanças da saúde no Brasil. Impulsionada pela conferência surge, então, uma grande mobilização nacional para pressionar a Assembleia Nacional Constituinte para que colocasse em prática o modelo defendido e aprovado pelos movimentos sociais na Constituição Brasileira. Foi a 8.ª CNS que aprovou as diretrizes do SUS e a proposta do Sistema Único de Saúde em sua essência. Desta forma, em 1988, o SUS passa a ter base legal. No Brasil, a partir de então, a saúde passa ser direito de todos e dever do Estado.


Da Redação.