Jornalistas da "Folha de SP", "TV Cultura", "Revista Eco 21", "O Povo", entre outros veículos, participam de oficina até esta terça-feira, dia 14, em Campina Grande (PB).

A oficina marca o lançamento da Agência de Notícias do Semiárido Brasileiro (SAB Notícias), criada e gerenciada pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa).

De acordo com o diretor do Instituto, Roberto Germano Costa, apesar dos seus 982.500 quilômetros quadrados de extensão, cerca de 20 milhões de habitantes, e, também, de abrigar a Caatinga, único no mundo, o Semiárido ainda é pouco conhecido do brasileiro.

Grande parte das pesquisas e estudos desenvolvidos por institutos, universidades e centros de pesquisas instalados na região termina por não chegar às pessoas. Isso se deve, em parte, ao fato de não haver um fluxo bem estruturado entre a comunicação daqueles organismos e a mídia.

"Esse descompasso é somatório de uma série de questões que se delinearam ao longo da história e a SAB Notícias é uma das formas de contribuição para reparar esse desnível de informações", afirma.

Germano acredita que "a experiência profissional e convivência dos jornalistas com os assuntos de ciência, tecnologia e meio ambiente, certamente contribuirá para outro quadro de entendimento e conhecimento sobre essa região estratégica tão importante para o desenvolvimento do país".

Fonte: Jornal da Ciência, com Assessoria de Comunicação do Insa

Author

Write A Comment