Atividade discutirá políticas de apoio aos pós-graduandos e outros temas referentes ao 39º CONAP
A pós-graduação nos últimos anos tem apresentado uma grande expansão em Mato Grosso, sendo fundamental hoje discutir as políticas de apoio à pesquisa e inovação científica no estado. 
A grande maioria da produção cientifica do Brasil está concentrada na região sudeste do país. O desenvolvimento regional e cientifico estão diretamente ligados, sendo extremamente necessário se discutir políticas e ações nos estados da região centro-oeste e Amazônia legal, para que se possa possibilitar a formação de novas tecnologias que levem ao fortalecimento social e econômico. É, justamente, por causa dessas questões que a Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Mato Grosso realizará o I Seminário Mato-Grossense de Pós-Graduandos. A ANPG estará presente no encontro no qual, entre outras questões, divulgará o 39º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos
 
A Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Mato Grosso propõe realizar um amplo debate entre os pós-graduandos das mais diversas instituições de ensino do estado visando fortalecer a pesquisa e propor soluções para os desafios existentes atualmente. 
 
É necessário se debater as politicas de apoio aos pós-graduandos e aos pesquisadores, a política de bolsas, a assistência estudantil, o fortalecimento das fundações de apoio e a criação de políticas minimizem as diferenças regionais. Venha participar deste importante debate sobre o desenvolvimento cientifico do nosso estado e da nossa região! 
 
Programação: 
 
Dia 22/08
 
8h – Abertura
 
9h – Palestra magna: Pós Graduação no Brasil: onde estamos e para onde vamos? 
 
10 às 12h Mesa 1 – Financiamento da pesquisa: de onde vem para onde vão?
 
14 às 16h Mesa 2 – Função e importância da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Mato Grosso
 
16 às 18h Mesa 3 – Politica nacional de pesquisa e as diferenças regionais.
 
 
Dia 23/08
 
8 às 10h Mesa 4 – Graduação e pós-graduação! Incentivo a formação de pesquisadores no Brasil.
 
10 às 12h Mesa 5 – Politicas para pós graduação: Assistência estudantil, intercionalização e mercado de trabalho;
 
14h Inicio da assembleia geral dos Pós-Graduandos da UFMT. 
Pauta: Eleição da nova diretoria

 
 
 
Email:
 

 

Author

Write A Comment