Após pressão da ANPG, capes aumenta o prazo de prorrogação de bolsas de três para seis meses.

A ANPG e o movimento de pós graduandos tiveram uma vitória muito importante no dia de hoje. Em resposta aos nossos pedidos e mobilizações, a CAPES publicou uma alteração da portaria 55 que dispõe sobre o tempo da prorrogação das bolsas. Na modificação foi aumentado o tempo de 3 para 6 meses. Ou seja, o pós-graduando de mestrado teria a possibilidade de ser bolsista por 30 meses (2 anos e meio) e o de doutorado por até 54 meses ( 4 anos e meio). Essa medida se dá pelo impacto a covid-19 na produção cientifica, e a  bolsa é fundamental para a realização das pesquisas e enfrentamento o momento difícil que a pandemia nos impõe.

Entretanto, nossa luta não acaba aqui. Continuaremos na luta para que a prorrogação seja automática para todos os pós-graduandos, pois temos enfrentado a barreira em muitos programas de pós graduação que não tem acatado os pedidos de prorrogação. Isso porque, a prorrogação não vem acompanhada de novos recursos que possibilitem ampliar o números de bolsas necessárias para prorrogar as vigentes e receber novos bolsistas já selecionados pelos programas de pós graduação. A nossa pauta é que a prorrogação seja automática e tenhamos a possibilidade de prorrogar por até 12 meses as bolsas e os prazos.

Em relação ao CNPq, a agência divulgou um comunicado essa semana aumentando a abrangência da prorrogação das bolsas. Nesse caso, incluindo os bolsistas que terminam seu curso até dezembro de 2020. Sobre a prorrogação dos prazos e bolsas por mais tempo que os 2 meses já prorrogados, a agência ainda não se pronunciou, pois ainda não possui recursos financeiros para aumentar o tempo de prorrogação.

Por isso, a ANPG elaborou o Plano Emergencial Anísio Teixeira. O plano visa disputar o orçamento, no Congresso Nacional, das áreas envolvidas com a pesquisa brasileira, nesse caso o objetivo é conseguir mais recursos para reajustar o valor e ampliar o número atuais de bolsas concedidas de mestrado, doutorado e pós doc ( incluindo recuperar as bolsas cortadas pela Portaria 34 no inicio desse ano), além de incluir todos os pós graduandos no auxílio emergencial durante a pandemia. (ACESSE AO PLANO AQUI e veja mais).

Seguimos na luta por melhores condições de pesquisa!

PORTARIA Nº 121, DE 19 DE AGOSTO DE 2020

Plano Emergencial para Pesquisadores Brasileiros – Anísio Teixeira.