Frente Parlamentar em defesa da Juventude é instalada

carteira de estudante

Foi lançada na manhã de hoje em Brasília a Frente Parlamentar da Juventude. Presidida pelo deputado Domingos Neto (PSB), a intenção é articular junto ao governo e à sociedade civil Políticas Públicas voltadas para a juventude (PPJ).

"As PPJ têm de assumir um caráter transversal, pois existem especificidades na saúde, no esporte e no trabalho" destacou a deputada federal eleita vice-presidente da Frente, Manuela D’Ávila (PcdoB – RS). A deputada também lembrou que os programas existentes precisam de apoio e precisam "avançar mais na complementaridade e na abrangência".
Sobre um dos temas que tem sido pauta nacional – o crack – Manuela afirmou que "não basta discutir o problema do crack, é preciso discutir a saúde dos jovens".
Para Severine Macedo, secretária nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, a Frente é mais um importante instrumento para que as ações para a juventude tornem-se política de Estado. “O diálogo permanente entre os Poderes Executivo e Legislativo irá fortalecer o reconhecimento político do tema e a institucionalização de políticas públicas e direitos da juventude”. A Secretária destacou ainda a importância do envolvimento dos deputados e senadores na promoção das políticas juvenis ao lembrar que, no ano passado, o Congresso Nacional aprovou a inclusão do termo “jovem” no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal.
Entre os desafios da Frente estão a aprovação do Estatuto e do Plano Nacional de Juventude, ambos construídos com a participação da sociedade civil organizada, além de acompanhar projetos de leis e a implementação de programas do governo federal. De acordo com Domingos Neto, a Frente acompanhará os grandes temas que passam pela Câmara, tais como a reforma política e tributária, entre outros.

Membros
Entre os integrantes da Frente estão o deputado Wilson Filho (PMDB-PB), membro do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Reginaldo Lopes (PT-MG), ex-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Juventude,  Ronaldo Fonseca (PR-DF), Jonatas de Jesus (PRB-RO), Hugo Mota (PMDB-PA), Alexandre Leite (DEM-SP), Bruna Furlan (PSDB-SP) e Gabriel Guimarães (PP-MG).

 

Da Redação com informações do Conjuve.