No fim da tarde de ontem,segunda-feira, 26, o Diretor de Cultura e Eventos Científicos da ANPG, Marcelo Ramos, esteve presente no Simpósio: Absorção e Mobilidade dos Doutores. Na ocasião, Eduardo Baumgratz Viotti (Columbia University) e Rosana Baeninger (UNICAMP) comentaram detalhes do livro Doutores 2010: estudos da demografia da base técnico-científica brasileira. O simpósio é parte da programação da 62ª Reunião Anual da SBPC .

O livro se dedica a aprofundar e divulgar conhecimentos sobre a formação, o emprego e as características demográficas dos doutores. Nele são apresentadas informações detalhadas e na sua maior parte originais sobre a formação de doutores titulados no Brasil no período 1996-2008 e sobre o emprego destes no ano de 2008. A essas informações foi adicionada uma análise demográfica que buscou situar essa população específica na dinâmica populacional brasileira mais ampla.

Para Marcelo, tão importante quanto possuir os dados em mãos, é interpretá-los. “Entender as razões e desdobramentos da concentração da formação de doutores em determinadas regiões do país e em determinadas classes sociais é uma tarefa que está posta a todos os interessados nos rumos da pós-graduação brasileira”, disse.

 

A expectativa dos autores é a de que esses registros possam vir a constituir-se em importante fonte de informações sobre carências do mercado de trabalho brasileiro.

O livro pode ser acessado gratuitamente aqui.

 

De Natal, Eleonora Rigotti e Marcelo Ramos.

 

Author

Write A Comment