SBPC Jovem abre inscrições

carteira de estudante

 

Evento, que será realizado durante a 62ª Reunião Anual da SBPC, de 25 a 30 de julho, em Natal (RN), tem sua programação voltada para estudantes do ensino básico e técnico

 

As inscrições para participar da SBPC Jovem são gratuitas e destinadas aos estudantes que pretendem apresentar pôsteres e professores que desejam ministrar minicursos. Algumas atividades serão abertas ao público em geral.

 

Entre as atividades previstas para a SBPC Jovem, estão:

 

Desmistificando a Ciência

 

Essa atividade inclui a palestra de abertura da programação da SBPC Jovem, com o filósofo francês Edgar Morin, visitas programadas à EXPOT&C e conversas com cientistas.

 

O Universo das Linguagens

 

Questões do mundo da linguagem serão discutidas nesse ciclo de palestras, tendo como meta de expressão o lúdico e uma adaptação do conteúdo ao público alvo. Serão convidados poetas, músicos, artistas, cientistas, escritores, produtores de televisão e vídeo ou cinema, fotógrafos e professores, formando assim um coro de múltiplas vozes, porém priorizando a construção de conhecimentos que não dissociam indivíduo, sociedade e cosmo.

 

Exposição "50 Anos da UFRN"

 

A mostra, criada e exibida em comemoração aos 50 anos da UFRN, em 2008, será reeditada e atualizada, ocupando um espaço de 200 metros quadrados.

 

Expedição Fotográfica

 

Essa atividade será coordenada por um professor convidado, com experiência na área de fotografia e de imagens. As expedições serão planejadas por assunto e locais. Quem pode participar: alunos do ensino básico, técnico e todo o público interessado. Será necessário apenas que o aluno interessado possua uma máquina fotográfica, seja amador, curioso ou profissional. Haverá uma curadoria para selecionar as fotos. O material será exibido em telão dentro da programação da SBPC Cultural, na praça cívica do Campus da UFRN.

 

Minicursos e oficinas:

 

As atividades são temáticas, científicas ou culturais, de conteúdo teórico ou prático de curta duração, variando de duas a três horas-aula. Poderão ministrar oficinas e minicursos professores universitários ou de ensino básico ou técnico, como também alunos de graduação que estejam a partir do quarto período e da pós-graduação.

 

Projeção virtual de pôsteres

 

Estudante do ensino básico ou técnico poderá inscrever a apresentação de sua pesquisa (na área científica, social ou cultural). Os trabalhos selecionados terão 10 minutos para apresentação através da exposição de sua imagem projetada pelo kit multimídia.

 

Circo da Ciência

 

Exposição interativa realizada pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC).

 

Diretores ou professores de escolas do ensino básico ou técnico interessados em agendar grupos de alunos para visitação e/ou participação em minicursos ou oficinas devem fazer contato com a organização do evento.

 

Para inscrições na SBPC Jovem e outras informações, acesse:

www.sbpcnet.org.br/natal

Fonte: Jornal da Ciência