image006

Nos dias 4, 5 e 6 de maio, a Academia realiza seu mais importante evento anual, a Reunião Magna. O tema desse ano é “O Valor da Ciência”, na acepção de Henri Poincaré, um notável matemático, físico e filósofo francês que viveu entre os séculos XIX e XX. Será uma conferência multidisciplinar, com a possibilidade de interação entre cientistas de grande experiência e jovens talentosos e promissores.

Dois vencedores do prêmio Nobel estão entre os participantes: a química Ada Yonath, a única mulher israelense a ganhar um Nobel, foi premiada por seus estudos sobre a estrutura e funcionamento do ribossomo. Já o biólogo francês Jules Hoffmann foi vencedor na categoria Medicina, por suas descobertas sobre a ativação da imunidade inata.

A Reunião Magna 2015 terá, ainda, a presença do matemático francês Étienne Ghys, conhecido por suas pesquisas em geometria e sistemas dinâmicos e por seu trabalho de divulgação científica, e Michel Morange, também francês, pesquisador em biologia celular e especialista em história e filosofia das ciências.

O evento incluirá sessões especiais sobre engenharia, ciências sociais, astronomia, neurociência, paleontologia, nanotecnologia e sobre o Ano Internacional da Luz, uma iniciativa mundial proclamada pela ONU, com participantes de peso. Confira aqui a programação completa.

A ideia desta edição é discutir o valor intrínseco de atividade científica – fazer ciência pela ciência – como também ressaltar o seu valor fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de qualquer país e para a superação da crise que ameaça o Brasil.

A participação na Reunião Magna é gratuita, mediante inscrição, e fornece certificado de participação. Para se inscrever, mande um e-mail com seu nome completo, instituição à qual está vinculado e número de RG ou CPF para [email protected].

O coordenador da Conferência é o Acadêmico Vivaldo Moura Neto, assessorado pela Sra. Marcia Graça-Melo ([email protected]) nos aspectos organizacionais.

Fonte: Academia Brasileira de Ciências

Write A Comment