24º CNPG: Rio de Janeiro recebe cerca de mil pós-graduandos de todo o Brasil

carteira de estudante

Cristo de Corcovado e Bahia de Guanabara RJ Brasil
Cidade maravilhosa é palco para discussão da valorização da ciência e dos pesquisadores

Às vésperas da Copa do Mundo, a capital fluminense recebe o 24º Congresso da Associação Nacional de Pós Graduandos (ANPG) que começa nesta quinta-feira (1) e vai até domingo (04).

A cidade símbolo de descontração, praia e futebol, vai receber pós-graduandos e autoridades em educação para discutir um assunto importante nesse feriado e fim de semana adentro: a valorização da ciência e dos pesquisadores.

Reunidos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cerca de mil pesquisadores de todos os Estados do Brasil são aguardados para debater o ensino, formas de avaliação, e principalmente políticas que assegurem mais direitos para os pós-graduandos. Qual a melhor forma de melhorar o financiamento da C,T&I no Brasil, ampliar condições de pesquisa e de assistência estudantil?

Não por acaso a UFRJ é a sede do evento. A instituição é uma das mais bem avaliadas há anos na Avaliação Trienal dos cursos de pós-graduação stricto sensu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A cidade cartão postal do Brasil também não foi escolhida à toa. Às vésperas da realização de um dos maiores eventos esportivos do mundo, em que será o palco da atenção do mundo, ela traz o clima perfeito de entusiasmo para a discussão dos rumos do ensino e da pesquisa nas universidades do nosso país. Durante o encontro os pós-graduandos vão eleger também a nova diretoria à frente da Associação, que vai pautar a luta por melhorias no setor nos próximos dois anos.

Além do protagonismo na participação de importantes decisões na educação brasileira, de quebra os pós-graduandos ainda poderão desfrutar da deslumbrante paisagem carioca, e até mesmo conhecer alguns pontos turísticos como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, que fazem do Rio de Janeiro uma das cidades mais bonitas do mundo.

Cristiane Tada, do Rio de Janeiro