Nicolelis fará aula magna na USP em 6 de abril

carteira de estudante

b729763428f8627c46cf2a162dbe9564

O Prof. Dr Miguel Nicolelis considerado internacionalmente com um dos mais renomados cientistas da atualidade fará uma Aula Magna de recepção dos ingressantes nos programas de pós-graduação da USP no dia 6 abril às 18 horas. O vento ocorrerá no Auditório Professor Francisco Romeu Landi, na POLI/USP.

A atividade faz parte do calendário de mobilizações da Associação de Pós-Graduandos da USP-Capital. O tema da aula magna será “Universidade, Estado e Democracia: desafios e perspectivas para a ciência brasileira”. Nicolelis, notoriamente, não costuma fugir da discussão sobre a grave situação política do país, por isso mesmo, a atividade promete adentrar em temas importante sobre a atual conjuntura nacional.

Em entrevista ao site Painel Acadêmico em dezembro do ano passado ele afirma, por exemplo:

“Fora do Brasil os cientistas estão completamente chocados com a guinada que o Brasil está dando. O prestígio do país está sofrendo e a imagem do Brasil está sendo dizimada. É importante que os brasileiros saibam o quão nefastos têm sido os efeitos deste golpe que, basicamente, tirou o Brasil do rumo correto e está colocando ele em um precipício de onde vamos levar décadas para sair”

(Fonte: http://painelacademico.uol.com.br/painel-academico/8121-imagem-do-brasil-esta-sendo-dizimada-diz-miguel-nicolelis )

Confira o texto completo do convite para o evento:

RECEPÇÃO DOS INGRESSANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO DA USP CAPITAL

Querid@s Pós-Graduand@s,

Com enorme satisfação viemos convidá-l@s para a AULA MAGNA do Prof. Dr. Miguel Nicolelis, que dará as boas-vindas aos ingressantes da Pós-Graduação USP Capital, palestrando sobre “Universidade, Estado e Democracia: desafios e perspectivas para a ciência brasileira”.

O Prof. Dr. Miguel Nicolelis é neurocientista, considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo pela revista “Scientific American”. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência na Duke University (Durham, Estados Unidos), no campo de fisiologia de órgãos e sistemas. Seu objetivo é integrar o cérebro humano com máquinas (neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina). Suas pesquisas desenvolvem próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. Nicolelis e sua equipe foram responsáveis pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais.

Desde 1994, é professor do Departamento de Neurobiologia e Codiretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University. Em 2003, retornou ao Brasil com a ideia de usar a ciência como um agente de transformação social e econômica, tendo o estado do Rio Grande do Norte como início desse projeto, do qual nasceu a Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP). É fundador e preside voluntariamente a AASDAP desde sua criação, em 2004.

Para maiores informações sobre Nicolelis, acesse: http://www.nicolelislab.net/
LOCAL: Auditório Professor Francisco Romeu Landi – POLI USP, São Paulo, Brazil
DATA: 06 de abril 2017, às 18 horas.