Diretoria da Associação dos Pós-Graduandos da UFBA tomou posse na última quinta!

carteira de estudante
No último dia 09 de setembro, às 18h, na Faculdade de Educação da UFBA, tomou posse a diretoria da recém fundada Associação dos Pós-Graduandos (APG) da UFBA.  Além dos diretores da APG-UFBA, estiveram presentes na cerimônia, estudantes dos cursos de pós-graduação em Educação, Engenharia Industrial e do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM). Compareçam ao espaço também a profa. Celi Taffarel, diretora da Faculdade de Educação, e o prof. Robert Vehine, atual pró-reitor de pós-graduação, representando a reitoria da universidade.
 
APG na posse da reitoria
A diretoria da APG, composta por estudantes de diversos cursos de pós-graduação da UFBA, dentre eles Educação, Música, Direito, Comunicação e Especialização em Educação Física, apresentou ao conjunto dos presentes um histórico da luta que se iniciou há um ano na tentativa de fundação da APG.
 
Durante esse período, uma comissão pró-APG foi criada para organizar a fundação da entidade; comissão essa composta de mais de 20 estudantes de oito cursos diferentes. O contato com a ANPG – Associação Nacional de Pós-Graduandos, através da caravana a Brasília em novembro de 2009 e do seu último congresso Nacional este ano, foram fundamentais para unidade destes estudantes em defesa de uma pauta de reivindicações com questões que vão desde lutas específicas da UFBA até questões que dizem respeito ao conjunto dos pós-graduandos no país.
 
Membros da APG entregando pauta à nova reitoria
Alguns eixos centrais dessa pauta de reivindicações foram entregues pela APG-UFBA à nova reitora da universidade na sua posse, no último dia 23 de agosto, somando-se a mobilização de diversos estudantes de graduação que exigiam seu direito de estudar com qualidade. Na faixa levantada pela APG-UFBA lia-se: "Queremos bolsas, segurança e assistência estudantil"!
 
Não há conhecimento de na UFBA já ter existido alguma APG. A posse da diretoria da APG-UFBA é um passo histórico na luta dos estudantes, com as suas entidades, em defesa de seus direitos!
 
Por Maíra Gentil, Coordenadora Geral da APG-UFBA e Vice-presidente regional Nordeste da ANPG