Instituto Nacional do Semiárido lança agência de notícias

carteira de estudante

Jornalistas da "Folha de SP", "TV Cultura", "Revista Eco 21", "O Povo", entre outros veículos, participam de oficina até esta terça-feira, dia 14, em Campina Grande (PB).

A oficina marca o lançamento da Agência de Notícias do Semiárido Brasileiro (SAB Notícias), criada e gerenciada pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa).

De acordo com o diretor do Instituto, Roberto Germano Costa, apesar dos seus 982.500 quilômetros quadrados de extensão, cerca de 20 milhões de habitantes, e, também, de abrigar a Caatinga, único no mundo, o Semiárido ainda é pouco conhecido do brasileiro.

Grande parte das pesquisas e estudos desenvolvidos por institutos, universidades e centros de pesquisas instalados na região termina por não chegar às pessoas. Isso se deve, em parte, ao fato de não haver um fluxo bem estruturado entre a comunicação daqueles organismos e a mídia.

"Esse descompasso é somatório de uma série de questões que se delinearam ao longo da história e a SAB Notícias é uma das formas de contribuição para reparar esse desnível de informações", afirma.

Germano acredita que "a experiência profissional e convivência dos jornalistas com os assuntos de ciência, tecnologia e meio ambiente, certamente contribuirá para outro quadro de entendimento e conhecimento sobre essa região estratégica tão importante para o desenvolvimento do país".

Fonte: Jornal da Ciência, com Assessoria de Comunicação do Insa