Reunião da diretoria da ANPG tem local alterado

carteira de estudante

Ocorrerá na próxima sexta-feira (21 de janeiro), durante a 7ª Bienal da UNE, a reunião da diretoria da ANPG, que conta com 31 membros. A reunião será no Rio de Janeiro, às 14h, e pós-graduandos e APGs de todo o país estão convocados a participar. A reunião teve o local alterado e agora será realizada no Auditório do Museu da República (Rua do Catete, 153 – Bairro: Catete).

Entre os principais assuntos a serem debatidos na reunião está uma campanha pelo reajuste das bolsas de mestrado e doutorado, visto que estas bolsas já estão há três anos sem reajuste, contrariando a política de valorização de bolsas aprovada no último Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2005-2010). Um elemento que tensiona este debate é o esforço que o governo federal vem fazendo para garantir metas de inflação e superávit, implementando cortes em orçamentos como o do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do qual foram retirados R$ 600 milhões para um fundo que objetiva reservar recursos para o pagamento de juros da dívida pública. A ANPG entende que Educação e C&T não são gastos, mas sim investimentos, e a importância do investimento em C&T para o desenvolvimento soberano do país será um dos temas discutidos.
 
 
Leia também:

ANPG faz pressão no Congresso pelo aumento do orçamento para bolsas

Mostra de C&T da 7ª Bienal da UNE: ponto alto será a troca de experiências

 
 
Temas vários relacionados à política nacional de ciência e tecnologia também serão debatidos, visto que a diretoria debaterá a atualização da visão política da entidade, já que este é o primeiro fórum da ANPG que ocorre desde a posse da nova presidente da república, Dilma Rousseff.
 
Outro tema a ser debatido é a organização do Conselho Nacional de Associações de Pós Graduandos (CONAP), evento que deve ocorrer ainda neste semestre.
 
O CONAP
 
O CONAP é um fórum deliberativo constituído pelas diretorias da ANPG e de APGs, comissões Pró-APGs, Federações de Cursos e Associações de Médicos Residentes cadastradas de cada Instituição de Ensino Superior ou Pesquisa que mantenham programa de pós-graduação, tendo cada diretoria o direito a um voto.

Serviço
 
Reunião ampliada da diretoria da ANPG
Quando: dia 21 de janeiro (sexta-feira), às 14h
Onde: Auditório do Museu da República (Rua do Catete, 153 – Bairro: Catete)
Rio de Janeiro, RJ

 
 
Da Redação