Foi prorrogado até 9/7 o prazo para inscrever resumos para a II Mostra Científica da ANPG, que acontecerá no dia 12/7 durante o Congresso da ANPG em Campinas.
Participar da mostra é boa oportunidade para obter certificado e publicação do resumo nos anais, além de trocar experiências acadêmicas com os colegas pós-graduandos, e participar também do Congresso da ANPG que discute os direitos dos pós-graduandos, desenvolvimento nacional e políticas educacionais, elegendo a nova diretoria e a plataforma de gestão de entidade.
Para apresentar trabalho na Mostra, basta seguir as instruções abaixo.
REGULAMENTO DA II MOSTRA CIENTÍFICA DA ANPG
1) Informações gerais
O objetivo da Mostra Científica da ANPG é permitir uma integração dos Pós-graduandos e a difusão das diversas pesquisas produzidas no Brasil.
Poderão apresentar trabalhos os pós-graduandos (especialização, mestrado e doutorado) de qualquer instituição de ensino no país.
2) Datas e Prazos
a) Até 9 de julho: submissão do resumo.
b) 10 de julho: a ANPG disponibilizará no seu site (https://www.anpg.org.br) os trabalhos selecionados e responderá por e-mail em relação a trabalhos rejeitados (se seu trabalho não for publicado no site nem você receber e-mail rejeitando-o é porque o trabalho não foi recebido e deve ser reenviado até 2 de julho).
c) 12 de Julho: afixação dos pôsteres pela manhã e apresentação dos trabalhos no início da tarde.
3) Taxa
a) Para cada trabalho inscrito deverá ser depositada uma taxa de inscrição de R$12,00 (doze reais) na seguinte conta:
Banco do Brasil – agência 1892-9 conta poupança 9504-4 variação 1 em nome de Eric Calderoni.
b) O número do comprovante e agência de onde foi feito o depósito ou a transferência deverão ser informados no corpo da mensagem do email de envio de trabalhos e o comprovante original precisará ser mostrado durante o evento.
c) O pagamento da taxa dá direito a:
– Submeter o resumo do trabalho selecionado para a Comissão Científica;
– Receber certificado, caso o trabalho seja aprovado;
– Ter o resumo publicado no sítio eletrônico da ANPG, disponível a partir de agosto/2008.
4) Envio dos resumos
Serão automaticamente rejeitados resumos que não sigam rigorosamente as regras abaixo:
a) Os resumos dos trabalhos deverão ser enviados para a Diretoria de Cultura e Eventos da ANPG através do endereço eletrônico [email protected]
b) Os resumos deverão ser enviados em formato .doc, .rtf, .odt ou .swx .
c) As margens direita, esquerda, superior e inferior deverão ser de 1 cm e o tamanho da página deverá ser A4. Todos os parágrafos devem estar alinhados à esquerda (exceto o título e nomes), sem recuos. O espaçamento entre linhas deverá ser simples.
d) A fonte deverá ser Arial, tamanho 11, e a cor preta.
e) O resumo não poderá conter parágrafos com recuos ou com espaçamentos, tabulações, tabelas, gráficos ou fotos (poderá colocar no pôster, se for o caso). Esquemas químicos podem ser escritos por extenso. Fórmulas matemáticas são aceitas e podem vir em qualquer formato dentro do resumo.
f) Na primeira linha do arquivo deverá ser indicada a Área de Conhecimento, escolhendo-se uma da seguinte lista:
Oceanografia; Geociências; Matemática; Química; Física; Ciência da Computação; Astronomia; Engenharias; Biofísica; Zoologia; Parasitologia; Neurociências; Morfologia; Microbiologia; Imunologia; Genética; Fisiologia; Farmacologia; Ecologia; Botânica; Bioquímica; Biologia; Enfermagem; Ergonomia; Fisioterapia; Terapia Ocupacional; Fonoaudiologia; Nutrição; Farmácia; Odontologia; Saúde Coletiva; Medicina; Agronomia; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Zootecnia; Medicina Veterinária; Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca; Recursos Florestais e Engenharia Florestal; Engenharia Agrícola; Gestão e Administração; Serviço Social; Educação Física e Esportes; Documentação e Informação Científica; Comunicação; Desenho Industrial; Demografia; Planejamento Urbano e Regional; Arquitetura e Urbanismo; Direito; Turismo e Hotelaria; Economia; Antropologia; Sociologia; Psicologia; Educação; Ciência Política; História; Geografia; Filosofia; Arqueologia; Antropologia; Artes; Semiótica; Lingüística; Literatura; ou Letras.
g) Na segunda linha do arquivo deverá ser informado o Título: O título do trabalho deverá ser digitado em letras maiúsculas/negrito e alinhado ao centro; nomes científicos devem ser digitados em itálico/negrito no título e apenas em itálico no texto do resumo (somente a primeira letra do gênero em maiúsculo).
h) Logo após o título deverão seguir os Nomes e e-mails dos autores: Digitar o nome do aluno-autor por extenso colocar (1) e seu e-mail separados por dois pontos; na linha abaixo o nome do orientador por extenso escrito “(orientador) (2)” após o nome dele e seu e-mail separado por dois pontos e na seqüência, caso haja, os nomes dos colaboradores com sua numeração entre parênteses. Atenção, não inclua titulações: Prof. Dr., Orientador, etc. Os nomes devem ser alinhados a direita.
i) Após os nomes e e-mails deve seguir, alinhado à esquerda, a instituição de cada autor.
j) O resumo deverá descrever de forma clara:
Introdução: Visão geral sobre o assunto com definição dos objetivos do trabalho, indicando a relevância da pesquisa.
Metodologia: Como o trabalho foi realizado (procedimentos / estratégias; os sujeitos / participantes / documentos; equipamentos / ambientes; etc).
Resultados (ou resultados preliminares), caso já disponíveis: Os resultados obtidos; se for o caso, fazer referência a medidas e cálculos estatísticos aplicados.
Conclusões (ou conclusões preliminares), caso já disponíveis: Basear-se nos dados apresentados no item Resultados, referindo-os aos objetivos da pesquisa.
k) O rodapé:
Indicar 3 (três) palavras-chaves que fazem referência ao resumo apresentado; modalidade da pesquisa (Iniciação Cientifica, Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação, Tese); e agência de fomento, caso haja.
l) Confira o resumo: Sugerimos que todos os autores (principalmente o orientador) tenham conhecimento da submissão do resumo e, antes de submeter à ANPG, efetuem rigorosa revisão gramatical, ortográfica e de digitação, em todos os dados, incluindo título, nomes de autores etc., pois serão utilizados como forem submetidos, sem correções posteriores.
Estrutura do resumo (exemplo):
Área do conhecimento: Xxxxxxxxx (espaço: 2 (dois) parágrafos)
TÍTULO DO TRABALHO (espaço: 2 (dois) parágrafos)
João Xxxxxxxx (1): [email protected]
Ana Xxxx Xxxxxx (orientadora) (2): [email protected]
(espaço: 2 (dois) parágrafos)
(1) Programa de Pós-Graduação Xxxxxxx / universidade XXXX
(2) Departamento Xxxxxxx ou escola / Sigla
(espaço: 2 (dois) parágrafos)
INTRODUÇÃO: Visão geral sobre o assunto com definição dos objetivos do trabalho, indicando a relevância da pesquisa.
METODOLOGIA: Como o trabalho foi realizado (procedimentos / estratégias; os sujeitos / participantes / documentos; equipamentos / ambientes; etc).
RESULTADOS (se disponíveis): Os resultados obtidos; se for o caso, fizer referência a medidas e cálculos estatísticos aplicados.
CONCLUSÕES (se disponíveis): Basear-se nos dados apresentados no item Resultados, referindo-os aos objetivos da pesquisa. (espaço: 2 (dois) parágrafos)
Palavras-chave : Informar 3 palavras-chave.
Modalidade do trabalho apresentando: (mestrado em andamento, doutorado em andamento, especialização em andamento, ou outro)
Instituição de fomento (se houver):
m) Limites do resumo:
Título 400 caracteres (com espaços)
Introdução 1500 caracteres (com espaços)
Metodologia 1500 caracteres (com espaços)
Resultados 1500 caracteres (com espaços)
Conclusões 1500 caracteres (com espaços)
Palavras-chave 60 caracteres (com espaços) por palavra (03 palavras)
5) Elaboração do Pôster
a) Momento de confeccionar o pôster
Os autores deverão confeccionar o pôster apenas após o resumo ser aceito pela Comissão Organizadora.
b) Tipo de pôster
Os pôsteres deverão ser de modelo com cordão, possível de ser pendurado por gancho. A organização não garante se os pôsteres poderão ser colados com fita adesiva.
c) Dimensão do pôster
Largura: 90cm.
Altura: de 90cm até 120cm (no máximo).
c) Legibilidade e recursos
O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de, pelo menos, 2m.
Utilizar os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público.
Não é obrigatória a impressão em plotter, mas o pôster deve possuir características de um cartaz.
d) No pôster deverá constar:
Área do trabalho
Título – É obrigatório que o título do pôster seja idêntico ao título do resumo submetido ao evento.
Nomes dos autores (os mesmos do resumo submetido).
Instituição dos autores
Cidade/Estado
Dados da pesquisa: Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões. Organizar as informações de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas. Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e gráficos possíveis.
Agência de fomento – Informar, se houver.
6) Apresentação
a) Local e dia da apresentação
Os pôsteres deverão ser afixado no dia 12 antes do início das atividades matinais do congresso e ficarão em exposição durante todo o dia, sendo que no início da tarde, em horário e local a ser divulgado em breve, o autor deverá estar presente ao lado de seu pôster para responder a questões da platéia.
b) É proibida a apresentação:
– Por terceiros, não autores.
– Com aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos autores da Sessão.
c) Certificado
Durante a sessão de apresentação será entregue ao(s) autor(es) presente(s), uma via do atestado de apresentação do trabalho para cada autor descrito no resumo submetido.
d) Publicação
Os resumos serão publicados nos anais da Mostra, no sítio eletrônico da ANPG