A campanha, liderada pela União Nacional dos Estudantes, pretende ser um novo marco na história do desenvolvimento do país.
O movimento estudantil realiza mais uma vez uma campanha em defesa da soberania e do desenvolvimento do Brasil.
Movidos pelos mesmos ideais das décadas de 1940 e 1950, na campanha vitoriosa “O Petróleo é Nosso!”, os estudantes lançaram na quarta-feira, dia 14, em Brasília, a campanha “50% do Fundo do Pré-Sal para a Educação e Pela Nova lei do Petróleo”.
O que é a campanha?
O anúncio da existência de petróleo em águas profundas da costa brasileira está mobilizando diversos setores da sociedade. Os estudantes exigem que metade de todos os recursos que serão destinados ao fundo social, que será criado pela União, seja aplicado na Educação do país.
Nos últimos anos, a empresa brasileira investiu pesado em pesquisa e em tecnologia. Tal esforço gerou a descoberta de uma extensa reserva do óleo na camada pré-sal, que pode quintuplicar as reservas do país. Os atuais 14,2 bilhões de barris de petróleo podem chegar a 70 bilhões. Por isso, as entidades estu dantis voltam a mobilizar a sociedade na luta para garantir que tamanha riqueza seja também revertida no desenvolvimento social.
Com relação aos riscos ambientais, a entidade defende que sejam seguidos os indicativos dos estudos de impacto ambiental e que se empregue os recursos obtidos com o petróleo em energias renováveis. Assim, será possível diversificar ainda mais nossas matrizes energéticas.
Outro ponto importante na campanha é a defesa de um novo marco regulatório do petróleo, que garanta o controle estatal da produção do petróleo.
O Petróleo é Nosso!
A campanha pela autonomia brasileira na área petrolífera foi uma das mais polêmicas e uma das mais lembradas em toda a história do Brasil republicano. Entre 1947 e 1953 o país ficou dividido entre os que defendiam a exploração do petróleo exclusivamente por uma estatal brasileira e os que acreditavam que o refino e distribuição deveriam ser atividades exploradas por empresas privadas estrangeiras com tecnologias mais avançadas. Juntamente com militares e parte da sociedade, a UNE encabeçou a campanha "O Petróleo é Nosso!" que culminou na criação da Petrobras, em 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas.
Cartilha e imagens da campanha