No último final de semana a União Nacional dos Estudantes (UNE), realizou em São Paulo o 59º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG). O fórum reuniu centenas de representantes de DCE’s, UEE’s, Executivas e Federações de Curso de todo país.
O Ex-Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, participa do 59º Coneg da UNE. Foto: Alexandre Rezende |
No sábado, o destaque ficou por conta da presença do ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, na Conferência Especial sobre Política Internacional do 59º CONEG. “Também fui da Associação Municipal dos Estudantes do Rio de Janeiro [Ames-RJ] e sofri com o incêndio da sede na Praia do Flamengo logo nos primeiros dias do golpe militar”, disse, depois da recepção calorosa que teve dos estudantes no teatro da Unip.
“A vinda de um chanceler aqui nesse encontro do movimento estudantil reflete o amadurecimento da população brasileira a respeito dos temas internacionais. Reflete também o destaque que política externa teve no governo Lula”, pontuou.
Celso Amorim e Augusto Chagas, presidente da UNE. Foto: Alexandre Rezende |
Em um discurso que foi marcado em diversos momentos pela defesa da autonomia dos povos, Amorim disse que “a paz é como o ar e a liberdade, você só percebe que ela é importante quando está em falta”. Para ele, o Brasil, por sua representatividade e importância, deve ter como uma das prioridades trabalhar pela paz, um “processo que tem que ser construído como uma contribuição para o desenvolvimento dos países” .
A recente invasão americana na Líbia, a integração latino americana e a visita do presidente dos estados Unidos ao Brasil foram outros assuntos de destaque abordados pelo ex- ministro.
52º CONUNE
Durante a plenária final, no domingo, foi convocado o 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE), que será realizado em Goiânia, entre os dias 13 e 17 de julho.
Confira aqui a carta de convocação da atividade.
Da redação com EstudanteNet.