Além das resoluções, a ANPG publiciza agora as moções aprovadas pela Plenária Final do 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos.
1) Moção de apoio à luta dos estudantes por mais democracia na USP e pelo fim dos processos.
O 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos manifesta seu apoio à luta dos estudantes por mais democracia na USP e pelo fim dos processos, conforme carta aberta aprovada em assembleia na universidade.
2) Moção de apoio à defesa da literatura e da variação linguística.
O XXIII Congresso Nacional de Pós-Graduandos apoia a mobilização de pós-graduandos, graduandos e profissionais de todo o país que se uniram em torno do vitorioso abaixo-assinado que, em poucos dias, atingiu mais de 7000 assinaturas em defesa da literatura e da variação linguística.
O deputado estadual Bruno Siqueira havia protocolado na Assembleia projeto de lei (1983/2011) que proibia qualquer livro didático, paradidático ou literário com conteúdo contrário à língua portuguesa, com valor sexual, erótico, atos criminosos e afins.
Dessa forma, grandes autores como Guimarães Rosa, José Saramago, Cecília Meireles e vários outros não poderiam ser trabalhados em sala de aula.
A ANPG apoia a luta dos linguistas do Brasil de respeitar e defender a variação linguística, possibilitando que todos os alunos tenham acesso à norma padrão.