Pesquisadora do Instituto de Química da UFRGS anunciou lançamento de programa de bolsas para doutores. Jorge Guimarães, presidente da CAPES, participou da cerimônia
Tornar a ciência mais popular, diminuir assimetrias regionais, recuperar e manter o orçamento destinado à pesquisa, diálogo entre a comunidade acadêmica e o setor produtivo, dar apoio à internacionalização cada vez maior da pesquisa gaúcha: estas foram algumas das metas anunciadas por Nadya Pesce da Silveira, na cerimônia em que tomou posse do cargo de diretora presidente da FAPERGS – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, ocorrida na semana passada.
A nova presidenta da FAPERGS, Nadya Pesce da Silveira , entre o vice-reitor da UFRGS, Rui Oppermann (à esq) e o reitor, Carlos Alexandre Netto (à dir). Foto: Thiago Cruz |
Professora do Instituto de Química da UFRGS, a pesquisadora é a segunda mulher a ocupar o cargo nos 47 anos da fundação. A primeira foi Luciana Atti Serafine, em 2003. Nadya Pesce da Silveira foi empossada pelo secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cléber Prodanov, na Sala do Conselho Estadual de Educação, no Centro Administrativo do Governo do Estado. “Talvez esta seja a última cerimônia que realizamos fora da FAPERGS. Estamos em vias de ter uma nova sede”, afirmou Prodanov, salientando que o governo reconhece a importância das universidades, dos parques tecnológicos na produção e transferência de conhecimento.
Lançado edital de bolsas para doutores
Nadya Pesce da Silveira aproveitou o discurso de posse para lançar duas ações para o setor: o Programa de Bolsas de Pós-Doutorado – DOCFIX e o SIGFAPERGS – Sistema de Cadastramento de Pesquisadores e Gerenciamento de Projetos. O DOCFIX é um edital que concederá 100 bolsas pós-doutorado de até R$ 6 mil mensais, por até 48 meses, para pesquisadores com até cinco anos de doutoramento. “O objetivo é mantê-los em atividade no estado”, explicou a diretora presidente.
Os recursos excedem R$ 28 milhões, com investimento dividido entre a FAPERGS e a CAPES, a partir de um convênio assinado no ano passado. As cotas de bolsas DOCFIX serão concedidas a instituições, que indicarão candidatos. O prazo de inscrições é até 9 de julho e as informações poderão ser obtidas no site da FAPERGS. No mesmo endereço, os interessados podem se registrar no novo SIGFAPERGS – Sistema de Cadastramento de Pesquisadores e Gerenciamento de Projetos.
O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, João Guimarães, esteve presente à ocasião, assim como o reitor da UFRGS Carlos Alexandre Netto, o vice-reitor Rui Oppermann, pró-reitores, diretores e pesquisadores de diversas instituições gaúchas.
Fonte: UFRGS